Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIALIZAÇÃO

‘Arraiá Inclusivo’ no Cetea encerra com exposição, quadrilha e Arrastão do Pavulagem

Usuários das instituições de atendimento a pessoas com autismo, mantidas pelo governo do Estado, aproveitaram os momentos de interação e entretenimento da programação junina

Por Pallmer Barros (CIIR)
28/06/2024 15h21

Centenas de profissionais, usuários e acompanhantes participaram do encerramento do mês junino na instituiçãoA extensa programação do “Arraiá Inclusivo do CIIR 2024”, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o setor de Arte e Cultura, foi encerrada nesta sexta-feira (28) no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém. Novamente, o evento contou com a participação de centenas de pessoas, entre profissionais, usuários e acompanhantes, que seguiram o tradicional colorido das fitas e ritmos da cultura popular paraense no Arrastão do Pavulagem, em um momento de socialização, cultura e entretenimento.

Outras atrações foram a “Quadrilha Junina Cetea na Roça”, formada por usuários que participaram também do concurso de Miss e Mister, e a exposição artística, produção oriunda das atividades funcionais.

Ritmos e cores do Pavulagem animaram a programação no Cetea“Esta foi a primeira edição do 'Arraiá no Cetea'. Foi um marco na vida de cada participante. A exposição artística promoveu socialização, interação social e comunicação, sendo um momento em que eles saem do espaço mais estruturado da sala de terapia e vêm para um local realmente de interação com os demais usuários. Foi o momento de a gente promover esse repertório social e cultural”, disse Samilly Batista, coordenadora Assistencial do Cetea.

Entre as atividades expostas, o "Quadro de Memórias" permitiu a cada usuário construir o próprio roteiro, “a partir da ideia de que precisavam tentar demonstrar com colagens de revistas situações, objetos, imagens que retratavam, de alguma forma, a sua personalidade e algo de sua preferência, de coisas que pretendem para o futuro ou, até mesmo, de situações que estão acostumados a vivenciar”, explicou Eduarda Raiol, terapeuta ocupacional que conduziu a atividade.

A exposição teve trabalhos de Pedro Peres, 16 anos, que produziu um roteiro repleto de expressividade. O pai, José Ferreira, 70 anos, orgulhoso pela evolução clínica do filho, frisou que o evento potencializou ainda mais os avanços cognitivo e social do adolescente.

“Eu percebi que, após a chegada do Pedro no Cetea, evoluiu muito o seu entendimento de mundo, a relação com a família e amigos. Agradeço à atual gestão do governo estadual, que tem criado a cada dia e colocado em prática políticas públicas para o autismo. Ele (Pedro) tem tirado bom proveito aqui no Cetea. Eventos como este só têm a agregar na vida do Pedro. Fico feliz pela participação dele e dos demais”, afirmou José.O reabilitando Pedro Peres (c), ao lado do pai, expôs com orgulho seu roteiro de vida

Agenda - A programação iniciou no dia 19 de junho, no Complexo de Reabilitação, formado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), gestor do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e do Cetea. 

Conduzido pelo Cetea, Natea e Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), as atividades lúdicas da época junina durante as terapias foram voltadas ao desenvolvimento cognitivo e social dos usuários, com atividades funcionais e manuais. No Cetea foram realizadas colagem e pintura de símbolos juninos, exercícios e movimentos, e confecção de espantalho. No Natea houve o “bingo inclusivo”.

Em meio aos atendimentos, outro destaque da programação foi a apresentação dos reabilitandos na “Culminância das Oficinas Artísticas”, realizada no CIIR. As oficinas que são conduzidas pelo setor de Arte e Cultura,  que trabalha as quatro linguagens artísticas - Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.

Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.

Serviço: O CIIR (Cetea e Natea) é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O Natea está instalado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, no CIIR. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 / 59.