Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO SOCIAL

Mulheres da região metropolitana participam de aula de maquiagem, empoderamento e empreendedorismo 

A capacitação aconteceu na sede da Semu e visa resgatar a autoestima das mulheres além de possibilitar uma nova fonte de renda

Por Milene Amaral (SEMU)
28/06/2024 13h41

"A mulher empoderada, se sente bela. Quando a gente usa uma maquiagem, a gente se sente até liberta. E isso faz com que a gente consiga amenizar os problemas. A gente se sente linda e preparada para tudo", disse a aluna, Ana Cláudia, que participou do projeto 'Beleza Mulher', realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu). 

A aula de maquiagem aconteceu na última quinta-feira, 27, no prédio sede da Semu. Durante a capacitação, as alunas aprenderam diversas técnicas de maquiagem, além de dicas de empreendedorismo, para que o que foi aprendido em sala, possa também, ajudar na renda. A iniciativa foi realizada em parceria entre a Semu e a linha de cosméticos e beleza Mary Kay.

"Através dessas parcerias, a Secretaria das Mulheres busca levar oportunidades para todo o público feminino. É de uma grande satisfação e alegria para a nossa equipe, receber todas essas mulheres que têm potencial e que precisam de oportunidade para terem melhores condições de vida", disse a titular da pasta, Paula Gomes.

A psicóloga da Semu, Janaína dos Anjos, falou sobre a importância do resgate da autoestima, sobretudo, para as mulheres vítimas de violência doméstica. "Esse momento é de autoestima mas também de acolhimento. A mulher que sofre violência doméstica, o que está acabado nela não é só a autoestima. Quando ela denuncia o agressor, ele já colocou na cabeça dela que ela nunca mais vai encontrar ninguém, que ela é incompleta, incapaz. A violência física é evidente porque ela deixa marcas no corpo, mas a violência psicológica que é essa que humilha, deixa marcas muito mais profundas".  

Beleza Mulher

O projeto 'Beleza Mulher', idealizado pela Semu, procura resgatar a autoestima de meninas e mulheres, vítimas ou não, de violência. Reforçando também, a independência financeira por meio do empreendedorismo. 
 
"O recurso da automaquiagem em si, libera um alto conhecimento, uma descoberta nas mulheres, porque infelizmente muitas têm baixa autoestima. Quando essas mulheres se olham no espelho, com uma pele agradável, elas se sentem bem, se sentem livres e confiantes", afirma a maquiadora da Mary Kay, Vera Araújo.