Tutores de animais têm serviços de saúde e lazer no ‘Parcão’ da UsiPaz Jurunas/Condor
Entregue em maio deste ano, o primeiro parque pet da periferia de Belém oferece um local seguro e adequado para os bichos se exercitarem
Conhecido como ‘Parcão’, o primeiro parque pet da periferia de Belém, localizado na Usina da Paz Jurunas/Condor, oferece para a comunidade serviços de saúde animal, momentos de lazer e interação ao ar livre com os animais. Tutores que frequentam o novo espaço celebram a iniciativa do Governo do Estado.
“O parque pet foi, sem dúvidas, a ideia mais inovadora dos últimos tempos para incentivar o fortalecimento do vínculo entre tutores e animais. Antes não tinha assim um local exclusivo, nem seguro para os nossos passeios. Então, sempre que posso eu estou lá com o meu pet, com a minha família e os meus amigos”, comemora Carlos Hylton, 35 anos, gerente de vendas.
O espaço funciona também como um instrumento de inclusão para a comunidade, de acordo com a secretária de articulação e cidadania, Elieth de Fátima Braga. "As Usinas da Paz são equipamentos públicos criados para acolher a comunidade, então é de fundamental importância que possamos pensar, dentro dos complexos, em cada vez mais espaços para que as pessoas possam aproveitar a estrutura. O ‘Parcão’ é um exemplo de espaço criado para agregar a comunidade e garantir segurança e lazer também para os animais domésticos”, diz.
ESTRUTURA - O parque conta com uma área de convivência, parque infantil, com brinquedos e fontes de hidratação para os animais. Após a entrega do ‘Parcão’, em maio, já foi realizada ação com serviços de saúde para os animais, como atendimento veterinário, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos.
O professor de educação física, Alan Klinger, 32 anos, leva seu pet toda semana para se divertir no ‘Parcão’ e considera uma das melhores opções de lazer na cidade para a família e seu melhor amigo. “Eu geralmente venho aqui às sextas-feiras com meu pet. A gente vem de Ananindeua para cá, passeia, conversa e se diverte bastante, tira um pouco o nosso estresse e do dele também. São várias opções de entretenimento que ele adora. Eu acho muito importante ter esse espaço. Aqui também temos a oportunidade de interagir com outros donos de animais e conversamos sobre eles. Tem sido maravilhoso”, conta.