Detran participa da operação de fiscalização Itacaiúnas, em Marabá
Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) participam da operação Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste paraense, em parceria com os demais integrantes do Sistema de Segurança Pública do Estado. A ação, iniciada no último dia 19, segue até segunda-feira (30), com o objetivo de coibir práticas delituosas e irregularidades no trânsito do município.
Barreiras de fiscalização foram montadas nas principais vias de bairros como Laranjeiras, Liberdade e Nova e Velha Marabá, que receberam, de forma intensiva, fiscalização. A operação integrada resultou em 94 veículos removidos e 48 autos lavrados referentes ao Artigo 165 (álcool); destes, doze resultaram em prisões. No total foram registradas 244 infrações. As mais recorrentes foram licenciamento vencido e direção sob efeito de álcool e sem carteira de habilitação.
Durante a ação em Marabá, um vereador foi flagrado dirigindo veículo com licenciamento vencido e com registro de busca e apreensão expedido pela justiça. Seguindo a legislação, o carro foi removido ao parque de retenção do Detran. O vereador não concordou com a ação dos agentes de fiscalização e tentou incitar a população contra os servidores.
“A operação tem como objetivo tirar das ruas carros irregulares e condutores não habilitados, reduzindo assim o risco de acidentes com vítimas. Vale lembrar que as leis de trânsito são para todos. Não podemos tratar o cidadão de maneira diferenciada”, disse o agente Fabrício Gomes.
O coordenador de operações do Detran, Walmero Costa, ressalta a importância destas ações, inclusive na conscientização dos condutores. “É sabido que as fiscalizações, sejam de rotina ou especiais, inibem a ação delituosa, e assim diminuem a incidência de crimes, além da oportunidade que temos de repassar orientações que muitos desconhecem”, frisa o coordenador.