Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Asfalto por todo o Pará beneficia Nova Esperança do Piriá, Irituia, Capitão Poço, Garrafão do Norte e Santa Luzia

Vice-governadora Hana Ghassan cumpriu agenda nas cidade e garantiu mais de 15Km de asfalto

Por Gustavo Pêna (SEOP)
27/06/2024 15h15

A caravana 2024 do Programa “Asfalto Por Todo o Pará” segue levando mobilidade urbana e qualidade de vida para os municípios paraenses. Nesta quinta-feira (27), a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, garantiu mais 15 quilômetros de pavimentação asfáltica divididos entre os municípios de Nova Esperança do Piriá, Irituia, Capitão Poço, Garrafão do Norte e Santa Luzia do Pará.

“A caravana 2024 do Asfalto Por Todo o Pará chegou aqui, em Nova Esperança do Piriá. Quem mora em uma rua que não tem asfalto? Vocês, melhor do que ninguém, sabem a dificuldade que é morar em uma rua sem asfalto. Por isso que o Governo do Estado prioriza esse programa. Estamos percorrendo todos os municípios, em todas as regiões do Estado, levando asfalto, trazendo prosperidade para a população. O asfalto que melhora a saúde, tirando a poeira e a lama da vida das pessoas. Fico muito feliz em trazer um benefício que vai melhorar a qualidade de vida”, afirmou a vice-governadora.

“A nossa missão de todos os dias, como diz o nosso governador Helder Barbalho, é estar ao lado das pessoas, olhar no olho, conversar, ouvir as demandas, sempre mais ouvir do que falar”, completou Hana Ghassan, que visita as vias que receberão a pavimentação e conversa com a população.

Morador de Nova Esperança do Piriá, na Região de Integração Rio Capim, o comerciante Ruan Souza comemora a chegada do asfalto, o que também deve representar um aumento nas vendas. “O asfalto é um grande benefício para a gente. É poeira, lama... Fica pegando poeira na mercadoria, o cliente pega e é uma dificuldade aqui no mercado. Estamos muito agradecidos. O governo vem trazendo benefícios para o nosso município”.

Em Garrafão do Norte, mais uma cidade beneficiada pelo Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, quem não vê a hora de sentir a mudança na qualidade de vida é o aposentado José Juvêncio Barroso. Segundo ele, a dificuldade maior na ausência da pavimentação está no período das chuvas, com a lama. “O pior é quando chove, mela tudo. A gente tem que sair para ir ao comércio, ir na feira dessa forma. Agora, se Deus quiser, vai ficar bom demais”.

O investimento do Estado vai garantir nas vias os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, construção de calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização, gerenciados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Em Santa Luzia do Pará, dessa vez na Região de Integração Rio Caeté, a chegada do asfalto irá proporcionar um ambiente mais limpo onde antes era só poeira do verão, como explicou a agricultora Elisangela da Silva.

“A gente está muito feliz. Aqui é muito ruim, no inverno tem muita lama, mas no verão a poeira é maior ainda, então, a melhoria da gente é o asfalto. Estamos esperando por isso. A gente está muito grato ao governo. O asfalto vai passar na porta da minha casa”, comemorou a agricultora.

Desde 2019, o “Asfalto Por Todo o Pará levou cerca de 2.200 mil quilômetros de pavimentação para os municípios paraenses. Essa é a 4ª etapa do programa, que em 2024 já garantiu mais infraestrutura urbana para cidades das Regiões de Integração Guamá, Lago de Tucuruí, Rio Capim e Tocantins.

“Esse é um projeto que traz a pavimentação asfáltica, tira o povo da lama e da poeira, dando qualidade de vida, trazendo a saúde para todos, facilitando o acesso, valorizando o imóvel. Mas, muito mais do que isso, traz a dignidade para as pessoas. A chegada do asfalto na frente da casa dos cidadãos, muitas das vezes, é tornar sonhos realidade”, falou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.