Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Mais de 200 pessoas participam do encerramento inclusivo do semestre no Natea dos Caeté

O evento contou com uma série de atividades, incluindo oficinas, jogos e circuitos motores, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para os participantes

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2024 19h23

Para encerrar o primeiro semestre deste ano, a gestão do Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea), dos Caetés, em Capanema, nordeste do Pará, realizou, nos dias 27 e 28, uma ação de educação em saúde e humanização em celebração aos avanços na assistência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de 230 usuários, com seus acompanhantes, encaminhados pela atenção básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés. 

O evento contou com uma série de atividades, incluindo oficinas, jogos e circuitos motores, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para os participantes. Pais e cuidadores dos usuários também participaram ativamente das terapias, contribuindo para a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo. A celebração não apenas promoveu a integração social, como também reforçou a importância do apoio comunitário e familiar no desenvolvimento das pessoas com autismo. 

Segundo a psicóloga, Jamyla Nascimento, é de grande importância o momento de inclusão entre familiares e usuários. “A celebração teve o intuito de integrar, não apenas com as crianças no seu desenvolvimento das habilidades sociais, mas também com a família, dentro desse trabalho que realizamos diariamente”, pontuou. 

Entre os participantes, esteve Jodenilson Batista da Silva, 44 anos, pai do Lucas do Nascimento Gomes, de 14 anos, que já faz terapias no Núcleo há um ano e meio, residentes do município de Capanema, falou da importância do evento. “É a primeira vez que estou participando de um evento junto com ele, e a experiência foi muito boa com a inclusão que favoreceu a comunicação com outras pessoas. Aqui, o Lucas teve grande evolução na parte comunicativa”, destacou o pai. 

Política estadual- O Núcleo faz parte da contínua implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de iniciativas da Sespa, que criou em 2020, a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa). A unidade integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC),formado ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno Espectro Autista (Natea).

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito / Ascom CHC