Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

IGEPPS concede honraria e lança projeto ambiental durante congresso

A condecoração antecedeu a solenidade de abertura do 57º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM)

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
26/06/2024 22h07

Em reconhecimento às significativas contribuições para o fortalecimento do sistema previdenciário do Estado, o Governo do Pará, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social (IGEPPS), homenageou personalidades civis e militares, concedendo-lhes a medalha do Mérito Previdenciário. 

A condecoração antecedeu a solenidade de abertura do 57º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), que reuniu mais de 2 mil participantes no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, na noite desta quarta-feira (26).

Para o presidente do IGEPPS, Giusepp Mendes, o evento é de homenagens, prestação de contas e trocas de conhecimento. "Esse momento marca o resultado um ano de trabalho, que culmina na entrega da medalha do Mérito Previdenciário àqueles que contribuem para a previdência estadual, no dia a dia, como o Ministério Público, os tribunais de Contas e de Justiça, além de secretarias estaduais. É uma forma de reconhecer a troca [de experiências] que fazemos com esses órgãos," pontuou Mendes.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou da cerimônia e da condecoração dos homenageados, entre eles, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro.

“Recebo com muito gosto essa condecoração. Fico muito feliz por ser homenageado pelo Pará. Acho que o sistema de previdência é um dos sistemas muito importantes, que garantem a estrutura do nosso psicossocial. Muita gente critica a previdência, porque vê nela uma estrutura burocrática que impõe às pessoas uma contribuição que tem que existir, mas se a gente elimina o sistema previdenciário, desaparece uma boa parte da seguridade social. As pessoas ficam sem poder se aposentar, ficam sem poder adoecer e sem um amparo na doença, na velhice. Os sistemas previdenciários são muito importantes para a manutenção do estado de direito e pelo lado social", declarou Navarro.

Na lista dos 114 homenageados, o desembargador do Tribunal de Justiça do Pará, Ricardo Nunes. “É muita alegria que o Tribunal de Justiça do Pará recebe essa homenagem. Dez desembargadores e 4 juízes foram lembrados pela instituição. Nos contribuímos para essa segurança para a sociedade. Estamos muito satisfeitos que o IGEPPS tenha homenageado os desembargadores", disse

O 57º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) é o maior evento de previdência pública do país e pela primeira vez ocorre na capital paraense.

“A gente fica muito feliz de receber um congresso nacional das instituições de previdência dos estados e municípios aqui na nossa capital, Belém. Por ser um evento de importância, um dos maiores eventos já realizados em todo o Brasil, pelo número de participantes. A gente, enquanto gestão pública, entende que a previdência é muito importante para o equilíbrio das contas públicas. Por isso, essa troca de experiências, troca de soluções exitosas entre os estados é importante para podermos alavancar e reduzir cada vez mais o déficit da previdência e, com isso, manter o equilíbrio das contas públicas no estado”, disse a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

Reflorestar - Durante a programação, o IGEPPS ainda lançou um projeto ambiental. O Reflorestar é uma grande ação de combate ao desmatamento voltada ao reflorestamento de áreas degradadas na região amazônica. A cada benefício previdenciário concedido, três árvores serão plantadas em áreas a serem reflorestadas na região metropolitana de Belém e nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Capanema, Marabá, Santarém e Paragominas, onde estão situadas agências do IGEPPS. A expectativa é semear 1.518 mudas mensalmente. A ação será realizada em parceria com o Ideflor-bio, o órgão ambiental do Estado.