Solidariedade é destaque no encerramento da programação junina do Hospital Abelardo Santos
Nos dias 26 e 27 de junho, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, promove o tradicional concurso de Miss Caipira 2024, encerrando a programação junina da instituição. O objetivo do evento é arrecadar brinquedos, que serão doados às crianças internadas no hospital e as que vivem em comunidades vizinhas ao HRAS, em ações pontuais de humanização.
Em 2022 e 2023, a iniciativa idealizada pelo setor de Recursos Humanos e Humanização arrecadou mais de 1,5 mil brinquedos, incluindo bolas, bonecas, jogos, entre outros. Radharani Andrade, coordenadora do RH, afirma: “Em 2024, já superamos o arrecadado nos dois últimos anos. Para nós, é uma enorme alegria, pois assim as crianças continuarão sendo alcançadas com as doações”, diz.
Wislanne Sousa foi a vencedora do título de Miss do HRAS. "Apesar do espírito de brincadeira, há um objetivo maior que é a solidariedade. Entendemos que, muitas vezes, no Dia das Crianças e no Natal, muitas crianças não têm condição de receber um presente, então chegamos para tentar mudar essa realidade na vida delas”, explica a assistente administrativo.
Com o resultado das edições anteriores do concurso, mais de mil crianças já foram beneficiadas, e outras dezenas continuam recebendo os brinquedos ainda em 2024. Além de incentivar a brincadeira na infância, os brinquedos arrecadados oferecem impactos positivos durante a hospitalização, proporcionando conforto e um senso de normalidade, melhorando as questões emocionais e auxiliando na recuperação.
A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, destacou a importância da programação para os colaboradores e os usuários. "A ação reflete o cuidado que temos com a nossa equipe, e principalmente, dos pacientes. Serão dois dias de muita diversão, de interação e ainda de ajuda aos nossos pacientes. Dessa forma, humanizamos o ambiente hospitalar, tornando-o mais leve e agradável para todos", pontua.
ONA Acreditado
O primeiro dia foi marcado também pelo lançamento da campanha “Juntos Pela ONA 1”, que visa alcançar a certificação “Acreditado”, reconhecimento nacional que reafirma que os serviços do HRAS estão baseados em critérios de qualidade, segurança e humanização. Além disso, o selo atesta a excelência em gestão e processos da unidade, fortalecendo a confiança dos pacientes e de seus familiares.
HRAS
O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.