Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Seju promove conferência sobre prevenção às drogas para alunos da rede estadual

Mais de 700 estudantes participaram do evento que integra a programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas

Por Igor Oliveira (SEJU)
26/06/2024 17h13

Mais de 700 alunos participaram do eventoA Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu, nesta quarta-feira, 26, a conferência "Livre Juventude: prevenção e educação, juntas contra as drogas", para mais de 700 alunos de nove escolas da rede estadual de ensino, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento encerrou a programação da "Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas 2024".

A conferência, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), integrou ações de alerta e conscientização sobre os riscos das drogas às aulas preparatórias para o Enem, além de disponibilizar ao público os serviços de todas as coordenadorias da Seju.

Material informativo sobre prevenção às drogas foi distribuído aos estudantesO secretário estadual de Justiça, Evandro Garla, lembrou que 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando a necessidade de conscientização de alunos, professores e pais. “Você, que tem projetos e sonhos, precisa ter consciência do perigo que isso representa ao seu futuro. Não adianta você se preparar para o Enem se, dentro da sua vida, há espaço para o uso de drogas. Se você conhece algum colega que esteja com esse problema, comunique aos professores. É importante a participação de todos”, afirmou.

Evandro Garla lembrou ainda do trabalho da Seju, por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), em ações integradas a diferentes áreas na prevenção do uso de substâncias ilícitas. “O trabalho social pelo esporte e pela educação é fundamental nisso. Foi um trabalho de prevenção realizado pela escola que cuidou de mim quando estava exposto a esse risco na juventude”, contou.

Geovana Pinho (à esquerda), da Escola Estadual Augusto Meira, elogiou a proposta do evento A estudante Geovana Pinho, da Escola Estadual Augusto Meira, elogiou a iniciativa da conferência. “Tem informações sobre esse assunto que só conseguimos na escola, com pessoas preparadas. E é legal porque podemos compartilhar esse conhecimento com colegas que estão fora daqui, principalmente com aqueles que não sabem dos riscos”. 

Educação e mudança - A temática das drogas também foi considerada na preparação para o Enem, principalmente na escrita da redação. “Trazer, dentro da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso às Drogas, esse tema para dentro dos repertórios culturais dos estudantes faz com que a visão de mundo deles seja ampliada, o que ajuda no processo de construção das redações, caso um tema desse possa ser citado”, explica Geovania Paiva, dirigente da Diretoria Regional de Ensino - DRE 7 da Seduc.

Secretário de Justiça, Evandro Garla, na abertura do eventoO evento contou ainda com a oficina “Agente de Mudança: Prevenção e Resistência ao Álcool e Outras Drogas”, que trabalhou com profissionais de educação, assistência social e outras áreas na troca de experiências sobre o assunto, além de estabelecerem tratativas de atuação conjunta no enfrentamento às drogas.  

Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas - Instituída pela lei 5.992/1996, a Semana promove integração de estado e sociedade num processo de organização e programação com atividades educativas, culturais, sociais e esportivas com o objetivo de alertar sobre os riscos e danos causados pelo uso de drogas lícitas ou ilícitas, bem como formas de prevenção e tratamento.