Alunos do Instituto Federal do Maranhão visitam Mangal das Garças, em Belém
Os graduandos visitaram todos os espaços monitorados do Parque, acompanharam a soltura das borboletas e puderam interagir com alguns animais
Com o intuito de explorar e aprender um pouco mais da fauna e flora regional, estudantes de licenciatura em biologia, do Instituto Federal do Maranhão, participaram de uma visita técnica monitorada no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, na última terça-feira (25).
Discente do 4° período, Jasminny da Rocha Santos comentou um pouco sobre sua experiência no Mangal. “Eu gostei muito da visita porque trouxe um contato com a natureza que é de extrema importância para nós, biólogos. Quando cheguei aqui, senti um acolhimento e uma forte conexão com a natureza. Gostei muito das apresentações dos animais feitas pelos monitores, pois eles falaram coisas que eu não sabia, e conhecimento sempre é bom. Como somos professores em formação, nós poderemos passar esse conhecimento adquirido aqui para os nossos futuros alunos, e para os nossos colegas também. Futuramente podemos trazê-los aqui, para aprenderem o que aprendemos um dia”, destaca a estudante universitária.
Os graduandos visitaram todos os espaços monitorados do Parque, acompanharam a soltura das borboletas e também tiveram a oportunidade de interagir de perto com alguns animais, além de alimentá-los com vistorias.
“A visita técnica é muito importante como forma de complementar o aprendizado. Eu acho que esse é o principal objetivo da visita, porque no curso, principalmente na licenciatura, tem muitos aspectos teóricos. Esse tipo de atividade, em um espaço não formal, favorece ainda mais a formação dos alunos, futuros professores, principalmente por agregar essa questão da sensibilidade ambiental e da preservação, que é algo que eles vão usar muito na licenciatura. Então agrega bastante, principalmente na formação acadêmica desses discentes”, afirma Jesuíno Martins, professor do curso de licenciatura em biologia do IFMA.
O Projeto Visita Monitorada é uma realização do Governo do Pará, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças. A participação é gratuita e qualquer escola ou grupo de pessoas pode participar, sendo necessário apenas o agendamento prévio por meio do endereço eletrônico: [email protected].
Serviço: Mangal das Garças, aberto de terça à domingo, de 8h às 18h. Localizado na rua Carneiro da Rocha, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Texto: Bianca Portela - estagiária/ Ascom - OS Pará 2000