Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Reconstrução da Escola Irmã Laura consolida compromisso do Estado com educação

Em Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, investimento estrutural na unidade escolar beneficia os estudos de 1.500 alunos

Por Ascom (Ascom)
26/06/2024 11h47

A reconstrução da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho, em Canaã dos Carajás, na Região de Integração de Carajás, beneficia mais de 1.500 alunos, com um ambiente escolar moderno e climatizado. A unidade foi entregue à comunidade escolar pelo governo estadual, em novembro de 2023, reforçando o compromisso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a qualidade do ensino público no Pará.

A escola Irmã Laura de Martins Carvalho, agora, tem salas de aula reconstruídas e climatizadas, moderno laboratório de informática, espaço de convivência coberto, laboratórios multidisciplinares, sala de web rádio, sala de educação física e quadra de esportes coberta.

A unidade escolar foi a de nº 128 totalmente reconstruída pelo governo do Estado. Essa ação é essencial para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, e do bem-estar dos alunos, professores e demais servidores públicos que integram a comunidade escolar.

Atuando na escola desde 2019, o professor Fernandes de Oliveira lembrou como era o espaço educacional antes. “Nós tínhamos uma estrutura bem precária, salas de aulas sem ar-condicionado, sem portas e janelas. À noite era bem difícil com a questão de água e parte elétrica. Só após a reforma houve a colocação de ar-condicionado”, disse.

Fernandes de Oliveira conta que, com a reconstrução, aumentou a procura por matrículas. “A chegada de alunos e pais procurando a nossa escola é muito grande. Todos os dias chega gente procurando, nossa escola é muito grande. Ainda estamos na fase de matrícula escolar, a demanda é alta”, destacou. 

A professora de biologia Edina Santos, professora de Biologia, atuando na escola desde 2019, lembra bem como era a sala de aula. “Antes da reforma, a gente passou por momentos difíceis. A estrutura da escola era bem negativa, não tinha portas na sala de aula e, para explicar um assunto, os alunos ficavam transitando nos corredores, comprometendo o nosso trabalho. Os ventiladores mal funcionavam”, contou.  

Outras áreas também foram contempladas, como banheiros, sala tecnico, sala pedagógica, arquivo, secretaria, direção, vice-direção, sala do conselho, sala dos professores, sala grêmio, copa/cozinha, depósito de merenda, banheiro de serviço, vestiário masculino, vestiário feminino, banheiros masculino e feminino para pessoas com deficiência. Os sistemas elétricos, esgotamento sanitário e drenagem foram totalmente trocados. 

A Seduc destaca que a reconstrução do prédio de escolas garante melhores condições para o desenvolvimento do ensino. “Hoje, os nossos alunos têm um ambiente de estudo digno. Hoje, com as salas de aulas todas climatizadas com tv, laboratório de informática, laboratório de ciência, isso oportuniza para que o professor tenha uma aula mais dinâmica e uma qualidade no trabalho”, destacou a professora Edina Santos.

A reconstrução tem impacto positivo também no visual da escola. O novo prédio deixou o ambiente escolar mais moderno e bem cuidado, e isso permite um ambiente prazeroso para se estudar.

Texto de Lucas Rocha