Estudantes do bairro da Pratinha encerram atividades do Proerd
Estimular as boas maneiras e incentivar a prevenção do uso de drogas. Essa foi a mensagem que 150 alunos, do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cordolina Fontelles, receberam, em dois meses e meio, durante as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado.
Os estudantes da unidade de ensino localizada no bairro da Pratinha, em Icoaraci, finalizaram as atividades do curso de formação de multiplicadores do Proerd com a aplicação de uma redação. Na décima atividade pedagógica, meninos e meninas, com idade entre 10 e 12 anos, escreveram sobre o significado do Programa.
O estudante João Lisboa, de 10 anos, participou da conclusão das atividades. “Agora vou falar para minha família e meus colegas da rua o que aprendi. Droga é ruim, faz mal à saúde e mata”, disse João ao ser perguntado sobre o que faria com o aprendizado recebido. Darilene Botelho, 10, não conseguiu esconder a alegria do momento. "A gente aprende a importância de ficar longe das drogas. Eu sei que não é bom fumar, e isso aprendemos aqui", afirmou.
Em mais de uma hora, o grupo de estudantes teve a oportunidade de colocar no papel a opinião sobre o Proerd. Em seguida, os instrutores do Programa desenvolveram atividades lúdicas com os estudantes. “É um desafio diário. Aceitei esse desafio há dois anos e assim sigo cultivando esse sonho de manter esses meninos e meninas dizendo não às drogas”, ressaltou a soldado PM Thaislyn Gomes.
No primeiro semestre de 2015, o Proerd, pelo trabalho da Polícia Militar do Estado e Pro Paz, com parcerias com as Secretarias de Estado de Educação e Municipal de Educação, atendeu 22.278 alunos de 279 escolas em todo o estado do Pará. Em 2014, nos seis primeiros meses, 16.828 estudantes foram submetidos às atividades.
Presente na atividade da escola municipal, o secretário de Estado Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen destacou o trabalho desenvolvido pelo Proerd. “Essa é a forma de irmos à raiz do problema da violência. Temos que trabalhar a educação de nossas crianças no sentido de termos uma mudança de comportamento de nossos jovens”, declarou o secretário.
A diplomação dos 150 alunos da Escola Municipal Cordolina Fontelles está programada para o dia 1° de dezembro, na sede da Assembleia de Deus, localizada na Rodovia Augusto Montenegro. Na ocasião, cerca de 300 alunos de outras escolas do distrito de Icoaraci também serão diplomados pelo Proerd. Na cerimônia, os alunos farão o tradicional juramento do Proerd.