Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOLUNTARIADO

Campanha do Hemopa registra coleta de 2 mil bolsas de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/11/2015 07h44

A campanha “Eu Sou Sangue Bom” da Fundação Hemopa em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, marcou a expressiva mobilização solidária da população. Durante esta semana, 2757 voluntários compareceram à sede do hemocentro e à Estação de Coleta Hemopa Castanheira, em Belém, o que resultou na coleta de 2265 bolsas de hemocomponentes. A ação registrou a média diária de 324 doações, superando a meta estipulada em 250 coletas/dia.

Neste sábado (28), foram ofertados aos doadores emissão ou renovação da carteira de identidade, em parceria com a Polícia Civil e serviços de beleza, com consultoras da Mary Kay e da Talentos Mundial.

Para a assistente social Rosicleide Lima, da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, houve uma resposta muito positiva dos voluntários. “A meta de comparecimento e de coleta programada foram todas superadas. Essa campanha é uma forma de agradecer aqueles que são parceiros o ano inteiro. Esperamos que continuem nas demais épocas do ano”, destacou.

O casal de namorados Gabriel Machado, 19, e Geovanna Miranda, 17, atendeu ao apelo e esteve na sede do hemocentro na manhã deste sábado durante o encerramento da campanha. Ele que já está na quarta doação, desde que começou a doar a cerca de um ano, incentivou a namorada que também veio com a intenção de ajudar um amigo. “Para isso trouxe a minha mãe, pois sou menor de idade e preciso da autorização dela. Espero que seja a primeira de muitas, me sinto muito bem. É sempre bom saber que fazendo um pouquinho posso ajudar muito”, comemorou a estudante.

A estudante Jéssica Rocha, 20, doou sangue pela terceira vez na Estação de Coleta Hemopa Castanheira, na BR 316. Ela se envolveu com a doação voluntária de sangue a partir da necessidade de familiares. “Doar sangue para minha avó foi o ponto de partida, mas vi que muitas outras pessoas precisavam e não parei mais. Faço doação de sangue espontaneamente de três em três meses, é muito estimulante”, disse a moradora de Marituba que pelo pai motivou a irmã Juliana Rocha, 21, a fazer sua primeira doação. “Sempre quis doar, mas não tinha peso. Agora meu pai precisa e felizmente eu pude. Comentei com a minha irmã que vou virar doadora de repetição. Eu não consigo ter a dimensão desse gesto. Se não for pro meu pai é pra outra pessoa. Alguém em algum lugar está precisando”, comentou a pedagoga.

Novas campanhas - Para dezembro, o Hemopa já trabalha a realização das campanhas externas nos dias 4 e 5, na Escola Santa Tereza D'avila, em Marituba; e dia 12, na Escola Oneide de Souza Tavares, Conj. Cidade Nova VI, em Ananindeaua, sempre das 08h às 16h.

Atualmente 1.9% da população brasileira doa sangue regularmente. A média ainda é baixa, precisa atender a determinação do Ministério da Saúde (MS) e atingir entre 3% e 5%. No Pará, o índice é de 2.2%, superando a média nacional, mas que precisa elevar ainda mais, como determina o MS. Das doações efetivadas, os homens predominam com 70%. O segmento jovem é responsável por 48% das doações. Dos tipos de doações efetivadas 63% são espontâneas.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos pais ou representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: O Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.