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Estação Cidadania de Tucuruí celebra 2 anos com mais de 57 mil atendimentos

Unidade disponibiliza serviços do Detran, como o licenciamento anual, também, da Polícia Civil, como a emissão da RG, entre outros

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
25/06/2024 09h48

Nesta quarta-feira (26), a Estação Cidadania de Tucuruí vai ingressar no segundo ano consecutivo de atividades. Desde que foi entregue à população, em junho de 2022, o espaço tem sido fundamental por garantir uma variedade de serviços à população. Até o momento, já são 57 mil atendimentos na unidade.  

Renata Coelho, titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), destaca a importância da descentralização dos serviços da capital. 

“Nós ficamos extremamente felizes em poder comemorar esses dois anos de funcionamento da Estação Cidadania Tucuruí com mais de 57 mil atendimentos realizados. Não é apenas um  número, esse dado representa que pessoas que não precisaram se deslocar por longos quilômetros de distância do seu município até a capital para conseguir um atendimento, como por exemplo, emitir uma carteira de identidade. Então, não medimos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa população, trabalhamos arduamente para aprimorar e melhorar o serviço público. Por este motivo, continuamos modernizando as unidades já existentes e realizando estudos para expandir e implantar novas unidades das Estações Cidadania nas 12 Regiões de Integração do Estado”, afirmou a secretária Renata Coelho. 

Coordenadas pela Seplad, as Estações Cidadania têm como principal função centralizar uma variedade de serviços em um único local, reduzindo tempo e as dificuldades de acesso enfrentadas pela população. Atualmente, mais de 400 mil habitantes dos sete municípios pertencentes à região de integração Lago de Tucuruí, têm acesso ao conjunto de serviços oferecidos pela Estação. São seis parceiros e diversas opções de soluções de utilidade pública no mesmo espaço. Todos de forma rápida e prática.

“A nossa Estação conta com diversos órgãos parceiros, como exemplo o Detran, que oferece serviços de habilitação, primeiro emplacamento, licenciamento anual, boleto de primeira CNH e consulta de processos, a polícia civil com emissão de RG, o Ministério do Trabalho com seguro desemprego e orientações trabalhistas, e muitos outros”, informou Danila Souza, coordenadora da Estação Cidadania de Tucuruí.

Atualmente, há cinco Estações Cidadania no interior, nos municípios de Marabá, Santarém, Itaituba, Tucuruí e Parauapebas. Essas unidades não apenas reduzem a distância geográfica, mas também aproximam o Estado de sua população, promovendo inclusão e cidadania.

“Hoje eu vim a segunda via do meu RG, achei o atendimento excelente e bem rápido, consegui fazer tudo em pouco tempo. Fiquei muito feliz quando a Estação Cidadania veio aqui para cidade, por que ela veio para facilitar o nosso acesso a serviços que antes teríamos que ir para Belém”, contou a estudante Poliana Pantoja. 

A Estação Cidadania de Tucuruí é um exemplo claro do empenho do Governo do Pará em proporcionar acessibilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos para a população. Denilson Correa, morador da zona rural de Tucuruí, contou sobre seu atendimento: “É a primeira vez que utilizo os serviços. Vim à Seaster para verificar a situação do seguro desemprego e consegui um direcionamento do que seria o problema. Já tinha ido em outros lugares, mas sem sucesso”, disse Denilson. 

O governo do Pará segue trabalhando no projeto de ampliação do número de Estações, a fim de descentralizar os atendimentos da capital e atender a população em todo o território paraense. Para o motorista, Moisés Barreto, morador de novo repartimento, a facilidade, celeridade e o bom atendimento são essenciais para o cidadão.

“Consegui resolver todos os meus problemas aqui. Esta é a terceira vez que venho e sempre fui bem atendido, geralmente falo para o pessoal desse lugar. Eu costumava ter que ir em outra cidade para resolver esses problemas, mas agora temos tudo aqui. Os serviços são ótimos. Por exemplo, eu usei o serviço de seguro desemprego e fui muito bem atendido. A localização também é excelente. Minha nota para o serviço é dez, tive muita facilidade em resolver meus problemas de documentação”, expôs o motorista.

Além das cinco unidades localizadas no interior, o Estado conta com mais cinco unidades na região metropolitana de Belém, totalizando 10 unidades distribuídas pelas diversas regiões do Pará.

Serviço:

A Estação Cidadania de Tucuruí fica localizada no Tucuruí Shopping Center, R. Lauro Sodré, 675 - Bela Vista. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.