Em Santa Bárbara do Pará, Seaster entrega Horta Social e posto do Sine
Secretaria levou à população a 27ª unidade produtiva do Projeto Hortas Sociais Pedagógicas no Pará, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e apoio ao acesso ao mercado de trabalho
Horta Social: projeto garante inclusão produtiva e geração de renda Implantação de projetos e inauguração de espaços públicos marcaram uma agenda realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) na segunda-feira (24), no município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém. Além da entrega de mais uma unidade produtiva do Projeto "Hortas Sociais", o município foi contemplado com o novo prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Já oferecendo 100 vagas de emprego, o novo posto do Sine realizou cadastro do currículo e análise de compatibilidade com as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. A moradora Silvia Bárbara foi ao espaço e aprovou os serviços ofertados. “Eu vivo de benefícios. Não tenho emprego, e achei muito boa a oportunidade dada para a população. Tenho alguns cursos e acho que, através deles, vou conseguir acessar alguma vaga. Achei tudo bem legal e importante”, contou Silvia.Secretário Inocencio Gasparim na entrega do novo posto do Sine: impulso ao mercado de trabalho
O espaço atende diariamente, de segunda a sexta-feira. Os serviços ofertados incluem cadastro no banco de vagas, agendamento de entrevista de emprego, consulta ao seguro-desemprego, PIS (Programa de Integração Social) e emissão de carteira de trabalho digital.
Segurança alimentar - A agenda no município também marcou a entrega da 27ª unidade produtiva do Projeto Hortas Sociais Pedagógicas no Pará, que garante a inclusão produtiva e geração de renda a famílias que residem no interior do Estado.
Por meio do plantio e da colheita, as comunidades organizam a produção e comercializam em feiras da agricultura familiar. O projeto é gerenciado pela Seaster, fruto de um convênio com a Fundação Banco do Brasil.Certificados foram entregues ao corpo técnico responsável pela manutenção da horta
“São equipamentos importantes para a organização das comunidades. São estruturas fortes, bonitas, que se bem cuidadas trazem benefícios diretos, tanto por garantir uma alimentação saudável, orgânica, mas também por permitir a geração de uma renda extra. Neste espaço, teremos outras duas hortas, para que mais famílias sejam atendidas e o projeto possa evoluir cada vez mais”, informou o prefeito de Santa Bárbara do Pará, Marcus Leão Colares (Marcão Colares), que participou da agenda.
Também foram entregues certificados ao corpo técnico responsável pela manutenção da horta e anunciados investimentos para agricultores familiares que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“São projetos, ações e investimentos executados pelo Estado, com foco na diminuição dos índices de insegurança alimentar e no combate à fome em nosso Estado. O Projeto Hortas Sociais, as entregas de cestas de alimentos do PAA e o investimento para agricultores familiares contribuem na produção de um alimento adequado, saudável, mas também na garantia de uma refeição de qualidade na mesa daquele que mais precisa. Com capacitação e ações estruturantes vamos contribuindo para uma condição mais justa e com qualidade de vida à nossa população”, frisou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.