Hospital Regional do Tapajós recebe novo aparelho de tomografia computadorizada
Investimento em tecnologia feito pelo governo do Estado, o novo equipamento gera imagens de alta qualidade, essenciais à precisão do diagnóstico
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), investiu mais de R$ 1 milhão em um novo tomógrafo para o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, município do sudoeste paraense. O equipamento foi entregue no início de junho, para melhorar a qualidade dos exames de imagem oferecidos aos pacientes.
O médico Lucas Vergani, diretor Técnico da unidade, destacou que o novo tomógrafo oferece inúmeros benefícios aos usuários. “A nova tomografia computadorizada atua com alta performance clínica e oferece soluções inteligentes para reduzir significativamente a dose de radiação, ao mesmo tempo que proporciona uma melhor qualidade de imagem”, informou o médico.
Ele explicou que as imagens de alta qualidade geram mais informações, fundamentais para a precisão do diagnóstico. “Além disso, a velocidade de rotação de 0,75 segundos permite maior produtividade. Pacientes internados de média e alta complexidade são atendidos em menos tempo”, acrescentou.O equipamento vai melhorar o fluxo e a qualidade do atendimento no HRT
Ampliação - Rafael Meskau, diretor-geral do HRT, enfatizou a importância do investimento realizado pelo Estado, por meio da Sespa. “Com este novo tomógrafo, conseguiremos atender quase 30 pacientes externos por dia. Isso representa um grande avanço na qualidade do atendimento que oferecemos à nossa população”, afirmou.
Além de Itaituba, pacientes de outros municípios, como Rurópolis, Jacareacanga, Trairão, Aveiro e Novo Progresso, também dispõem desse atendimento especializado. “O tomógrafo não só moderniza a infraestrutura do Hospital, mas também reforça o compromisso do governo do Estado com a saúde e o bem-estar dos cidadãos do sudoeste paraense, oferecendo mais autonomia e segurança assistencial aos pacientes”, acrescentou Rafael Meskau.
Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internação, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, oito ginecológicos e obstétricos e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Canguru, no setor pediátrico.
Texto: Sammya Ferreira - Ascom/HRT