Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E COMPETITIVIDADE

Mais de 300 atletas participam no Mangueirinho do Amazon Muaythai Festival

Evento começa nesta sexta-feira (21) com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel)

Por Carol Amorim (SEEL)
21/06/2024 11h14

Com o apoio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), mais de 300 atletas, de seis municípios paraenses, além de representantes do Estado do Mato Grosso, participam, a partir desta sexta-feira (21) até domingo (23), do Amazon Muaythai Festiva. O evento na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, é organizado pela Federação de Muaythai Tradicional do Estado do Pará (FMTTEPA).

A secretária titular da Secretaria de Estado de Esporte da Lazer (Seel), Ana Paula, ressalta o grande evento no Mangueirinho. “Mais um evento que conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Seel. Vai ser uma festa linda do esporte paraense. Tenho certeza que todos os participantes vão aproveitar bastante cada momento”, disse a secretária.

Os municípios do Pará participantes são Ananindeua, Marituba, Barcarena, Parauapebas, Marabá e Maracanã. O evento tem uma programação recheada para o público durante os quatros dias, tanto na Arena Mangueirinho quanto no auditório do Mangueirão.

Solenidade de abertura

A cerimônia de abertura será às 12h30, desta sexta-feira (21), com a presença de autoridades esportivas, da secretária da Seel, Ana Paula, dirigentes da FMTTEPA, e de líderes das equipes e atletas.

“O objetivo do evento é divulgar e promover o Muaythai não só pelo viés esportivo e competitivo, mas também mostrar o lado cultural e educacional dessa arte marcial. A Federação, junto com o governo do Estado, tem feito grandes esforços para que o Pará seja referência em Muaythai no Brasil e, ao longo de 9 anos de trabalho, estamos alcançando esse objetivo”, afirmou a organização do Amazon Muaythai Festival.

No mesmo dia, das 14h às 18h, o auditório do Mangueirão receberá a parte teórica do Curso de Regras e Formação de Árbitros, liderado pela fera Juliana Leite, árbitra internacional da IFMA. No sábado (22), a partir das 9h, vai ocorrer a parte prática no Mangueirinho.

O Seminário Internacional de Wai Kru Ram Muay – inédito no Pará, por sua vez, será dividido em três partes, sendo no sábado para todos os níveis e atletas, no domingo de manhã para alunos de projetos sociais. À frente das atividades estará Kru Din Wittawat, da equipe tailandesa Lanna Fighting.

No domingo, 23, o Mangueirinho vai receber 50 lutas, amadoras e semi-profissional, nas categorias: Infantil, junior e adulto, ocorrendo em dois ringues simultâneos, com cinco cinturões em jogo, dividido em três disputas masculinas, uma feminina, e uma interestadual entre Pará e o estado do Mato Grosso pelo cinturão infantil. sendo semi-pro em jogo. Atletas de todo o Brasil entrarão em ação e a expectativa é por combates de alto nível.

Texto de Jessé Lima / Ascom Seel