Hospital Regional de Castanhal encerra a 1ª turma de estágio de estudantes de enfermagem da UEPA
Vinte estudantes do último semestre do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Pará (UEPA), campus de Curuçá, encerraram nessa sexta (20), o período de estágio de três meses no Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC). Os estudantes participam do programa Forma Pará da UEPA, que oferta estágios em parcerias com instituições.
Durante a cerimônia de encerramento, os alunos falaram um pouco sobre as seis metas da segurança do paciente, cirurgia segura e da enfermagem na oncololgia e na terapia renal substitutiva.
Os futuros enfermeiros fizeram parte da primeira turma de estágio do Centro de Ensino e Pesquisa (CESP), implantado no HRPC no mês de março deste ano. As turmas de estágio foram divididas nos turnos da manhã e à tarde com uma carga horária de quatro horas diárias de segunda a sexta. Os estagiários foram acompanhados por quatro preceptores.
Durante o período, os estudantes passaram por diversos setores do hospital. Primeiro na área assistencial conhecendo o dia a dia do trabalho do profissional e no contato direto com os pacientes clínicos. Como explicou a coordenadora do CESP, Ana Paula Arnegger.
“É interessante ver como a formação dos enfermeiros está evoluindo para incluir não apenas a assistência, mas também a compreensão da gestão e da administração hospitalar. Isso certamente proporcionará uma visão mais abrangente da profissão e do funcionamento do sistema de saúde como um todo. Contar com enfermeiros bem preparados em todas as esferas é crucial para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes. E quem sabe em um futuro próximo um desses futuros profissionais possa fazer parte do quadro de colaboradores do HRPC “, explicou Ana Paula Arnegger.
A professora da UEPA, Liracy Batista, que coordena o Forma Pará nos campos de Curuçá e Mocajuba, destacou a importância do estágio supervisionado no HRPC.
“Eles podem desenvolver a prática num cenário complexo, completo e fundamental para o apoio da saúde na região nordeste do Pará”, disse.
Para a coordenadora do núcleo de pesquisa, extensão de pros- graduação do curo de enfermagem da UEPA, Maridalva Leite, o estágio é também uma oportunidade para os alunos ingressarem no mercado de trabalho.
“A gente já vislumbra que muitos serão absorvidos em breve pela importância que esses discentes deram para essa instituição. Serão profissionais que foram formados também por esse hospital”, observou.
A coordenadora de estágio da UEPA, Conceição Nascimento, falou da importância do estágio no HRPC. “Momento impar porque esse hospital é fantástico e abriu uma porta para o conhecimento para eles com essa equipe grandiosa. O Forma Pará e a UEPA só tem a ganhar com essa iniciativa para ampliar o conhecimento do futuros profissionais que irão trabalhar na região.
Dayara Carvalho, gerente de formação e desenvolvimento da Sespa, explicou que grande parte dos trabalhadores em saúde estão concentrados na capital paraense e por isso a importância de forma profissionais para as outras regiões do Pará.
“Mais de 70% da força de trabalho em saúde está em Belém e por isso a importância desse programa para descentralizar e preencher essas lacunas que temos nas outras regiões. Além de formá-los na região queremos fixa-los nelas”, disse.
O enfermeiro Patrick Silva, um dos preceptores dos estagiários fala da importância de capacitar os futuros profissionais para o mercado em trabalho. “É definitivamente uma responsabilidade significativa, mas tenho certeza de que a minha experiência na docência e na prática técnica me preparou bem para esse desafio. Capacitar novos enfermeiros para o mercado de trabalho é fundamental para o avanço da assistência e da gestão de enfermagem, e o melhor de tudo é que o HRPC oferece todo o suporte necessário para isso. A abordagem multidisciplinar e as oportunidades de envolvimento terapêutico são realmente valiosas para os futuros profissionais”, disse o enfermeiro.
Para o estagiário Ricardo Guimarães, de 23 anos, a oportunidade de estagiar no HRPC irá fazer a diferença em sua carreira. “Foi uma experiência nova e bastante desafiadora poder vir para Castanhal e estagiar em um dos melhores hospitais públicos do Pará. Tivemos a oportunidade conhecer um pouco do dia a dia da enfermagem em diversos setores em especial no perfil oncológico”, observou o aluno.
Novos alunos - Em agosto, inicia a nova turma de estagiários do curso de enfermagem da UEPA, campus Curuçá. Serão 21 alunos que estagiaram no primeiro semestre deste ano na atenção básica no município de Curuçá.
Texto: Patrícia Bahia (ascom HRPC)