Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Natea dos caetés celebra os avanços e inclusão no dia mundial do orgulho autista

A instituição atende aproximadamente 300 crianças e oferece assistência por meio de uma equipe multiprofissional composta por neuropediatras, pediatras, psiquiatras, fonoaudiólogos, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e cuidadores em saúde

Por Governo do Pará (SECOM)
20/06/2024 15h50

No mês dedicado ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado anualmente em 18 de junho, a gestão do Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, destaca os avanços e os progressos na inclusão e atendimento das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos 16 municípios vizinhos. A instituição atende aproximadamente 300 crianças e oferece assistência por meio de uma equipe multiprofissional composta por neuropediatras, pediatras, psiquiatras, fonoaudiólogos, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e cuidadores em saúde. 

Para a supervisora do núcleo, Maiara Sá, a instituição é fundamental para a comunidade que depende do Sistema Único de Saúde (SUS), pois ela promove o desenvolvimento e a inclusão de crianças autistas na região. A data mostra a importância de iniciativas como o Natea para ajudar as pessoas e garantir um futuro melhor para todos. "O dia 18 de junho é dedicado a celebração do orgulho autista e é de suma importância, pois celebra a valorização e conquistas das pessoas com TEA, além de enfatizar a conscientização, valorizar e promoção da inclusão das pessoas com espectro autista".

Gerlane Nascimento, assistente social do Natea dos Caetés, destaca a relevância da data para a visibilidade da causa autista. "Até algum tempo atrás, não se tinha tanto conhecimento sobre a causa. Essa data veio justamente para haver consciência dela . O Natea dos Caetés desenvolve um trabalho magnífico diariamente, com muito carinho dedicado a cada um dos usuários", pontuou a profissional. 

Iôndala Correia dos Santos, de 30 anos, mãe de Ângelo Miguel Santos Sousa, de 7 anosIôndala Correia dos Santos, de 30 anos, mãe de Ângelo Miguel Santos Sousa, de sete anos, em Viseu, cerca de 170 km de Capanema, expressou satisfação com a data e o acompanhamento do filho, durante um ano e três meses de terapias no núcleo. "É uma data muito especial para eles e para nós, pais. Ela vem agregar à conscientização da causa. Tenho o Natea hoje como minha segunda família, que acolhe e direciona. Meu filho não é verbal e hoje é notável a evolução dele em formar palavras. Só tenho a agradecer a cada um dos profissionais que fazem parte da equipe", destacou. 

A unidade integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno Espectro Autista (Natea). 

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito / Ascom CHC