Nova programação do Cine Líbero Luxardo começa nesta quinta, 20, e vai até dia 26 de junho
A programação traz sessões regulares, paralelas, debates, além de apresentar o ‘Cuíra Em Cenas - Festival de Videodanças da Amazônia’
O Cine Líbero Luxardo, em Belém, divulga nesta quarta, 19, a nova programação de filmes, os quais que serão exibidos de 20 a 26 de junho. Localizado na sede do Centur, o espaço inicia as exibições nesta sexta-feira, 20, em diversos horários. Além das programações regulares, o cinema conta com sessões paralelas e com o projeto ‘Cuíra Em Cenas - Festival de Videodanças da Amazônia’.
Na próxima rodada de exibições, o CLL apresenta cinco filmes: o documentário brasileiro “Tudo o Que Você Podia Ser”, o iraniano ‘Crônicas do Irã’, e o norte-americano ‘A Matriarca’. O cinema também promove a sessão debate com a obra ‘Jardim dos Desejos’, e no dia 24, é a vez do projeto Maldita Cine Clube, que traz o documentário ‘Wolfram, a saliva do lobo’. As datas e horários podem ser encontradas no serviço da matéria, logo abaixo.
O documentário "Tudo o Que Você Podia Ser" traz a personagem de Aisha Brunno vivendo um dia especial na companhia das melhores amigas - vividas por Igui Leal, Bramma Bremmer e Will Soares. Entre risos e lágrimas, confissões e encontros afetuosos, a hora é de celebrar até o limite, quando o nascer do sol se irradia sobre a beleza dessa amizade. O filme é um retrato autêntico da liberdade queer - expressão que identifica uma determinada identidade de gênero. Pelo olhar das personagens, é possível vislumbrar o amor, os laços de amizade e a alegria da própria autenticidade. A obra foi dirigida por Ricardo Alves Jr. e roteirizada por Germano Melo.
Já o iraniano “Crônicas do Irã” nos leva a acompanhar pessoas comuns de todas as esferas da vida enquanto percorrem restrições culturais, religiosas e institucionais impostas a elas por várias autoridades, de professores a burocratas. Essas histórias comoventes, bem-humoradas e afetuosas, capturam o espírito e a determinação das pessoas em meio à adversidade, oferecendo um retrato da complexa sociedade iraniana.
No longa “A Matriarca”, Ruth (Charlotte Rampling) é uma ex-correspondente de guerra, agora entediada na aposentadoria com um problema de alcoolismo e uma perna recentemente fraturada. Sam (George Ferrier) é seu neto rebelde, recentemente expulso do internato e sofrendo com a morte de sua mãe. Quando os dois são reunidos sob o mesmo teto, eles formam um vínculo inesperado.
Sessão Debate - No filme norte-americano “Jardim dos Desejos”, Narvel tem um passado problemático, que se desvela de supetão. Basta vê-lo tirar a camisa e ficar de torso nu para que se perceba do que se trata. Ainda mais porque estamos no sul dos Estados Unidos, Louisiana, onde a memória das tensões raciais permanece latente – e pode explodir a qualquer momento.
Maldita Cine Clube - ‘Wolfram, a saliva do lobo’ traz uma narrativa criada em torno do processo de extração de minério e surge como uma abordagem à matéria orgânica em constante mutação. A escuridão da mina, invadida pela luz dos mineiros, pelas máquinas ruidosas e pelo permanente e intenso odor a minério no ar, transporta-nos para um ambiente em que o tempo e o espaço se confundem. Um documentário filmado nas Minas da Panasqueira, em Portugal, entre 2008 e 2009. Uma realidade captada por um olho-observador que não interfere, mas que acompanha um composto que nasce da terra e é decomposto pelo homem-máquina.
Além disso, fruto de uma parceria com a produtora brasileira Ondina Studio, o CLL apresenta também o projeto ‘Cuíra Em Cenas - Festival de Videodanças da Amazônia’, projeto selecionado pela Lei Paulo Gustavo 2023 que retorna ao CLL para sua segunda edição. Protagonizado por artistas locais, a programação expande os limites da dança para além dos palcos de teatro, intervindo nas telas de cinema.
Na próxima sexta, 21, a partir das 15h, será exibido o curta-metragem, “Partilha” de Louise Di Fátima, e após a exibição haverá um debate com a diretora da obra. No sábado, 22, o cinema exibe os filmes da oficina de videodanças com bate-papo no final da sessão, também a partir das 15h.
Os ingressos de todas as sessões regulares do CLL custam 12 reais a inteira e 6 reais a meia entrada. A bilheteria abre uma hora antes do início dos filmes e aceita pagamento em pix, débito e dinheiro. Fique atento à classificação de faixa etária.
Programação do Cine Líbero Luxardo de 20 a 26 de junho:
20/06 - quinta
16h30: Crônicas Do Irã
18h: A Matriarca
19h50: Tudo o Que Você Podia Ser
21/06 - sexta
Festival Cuíra: 15 às 17h
17h15: Tudo o Que Você Podia Ser
18h50: A Matriarca
22/06 - sábado
Festival Cuíra: 15 às 17h
17h15: Tudo o Que Você Podia Ser
19h: Jardim Dos Desejos (Sessão Debate)
23/06 - domingo
16h30: A Matriarca
18h20: Crônicas Do Irã
Festival Cuíra: 19:40 às 22h
24/06 - segunda
16h20: Tudo o Que Você Podia Ser
18h: Crônicas Do Irã
19h30: MALDITA
25/06 - terça
16h30: A Matriarca
18h20: Tudo o Que Você Podia Ser
20h: Crônicas Do Irã
26/06 - quarta
16h30: Crônicas Do Irã
18h: A Matriarca
19h50: Tudo o Que Você Podia Ser
Texto: Arthur Andrade - Ascom/FCP (estagiário) com revisão de Helena Saria (assessora)