Estado apresenta projeto das Usinas da Paz a delegações internacionais no Y20
Os participantes conheceram a estrutura e os serviços ofertados na Usina da Paz, além de ouvirem relatos de pessoas que tiveram a vida transformada pelo projeto
A Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém, recebeu, nesta quarta-feira, 19, representantes das delegações que participam do encontro internacional do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20). O evento é realizado desde a última segunda-feira, 17, na capital paraense e reúne representantes de todos os Estados do Brasil, bem como lideranças jovens e ativistas sociais, de juventude e ambientais, do Pará, Brasil e do Mundo.
Ao longo da manhã, os participantes conheceram a estrutura e os serviços ofertados na Usina da Paz, além de ouvirem relatos de pessoas que tiveram a vida transformada pelo projeto, por meio de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
Para o estudante paraense Paulo Nobre, morador do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, um dos participantes do Y20 e que visitou a Usina da Paz, o projeto é muito importante para a comunidade.
Paulo Nobre"Partindo da minha vivência dentro da periferia, eu entendo que este é um momento de revolução. Em anos passados, nós víamos como a juventude negra, principalmente periférica, sofria com as questões de chacinas e a facilidade de entrar no tráfico e crime organizado. Então, para nós, ter um complexo hoje como a Usina da Paz é um grande ato de transformação da vida dos jovens", disse.
Outro participante da programação foi o argentino Santiago Tangir, diretor-geral do Ministério de Segurança Pública do Estado de Buenos Aires, que parabenizou o Governo do Pará pelo projeto.
Santiago Tangir"Eu achei incrível como este projeto mudou a realidade das comunidades mais pobres da cidade de Belém. Foi uma referência para a gente. Eu sou parte do Governo Estadual de Buenos Aires, então, é muito legal ver o que fizeram aqui, para termos como referência. Eu já tinha estudado um pouco sobre como o projeto mudou a criminalidade no Estado do Pará, então parabenizo o Governo Estadual".
Encontro Y20 - O evento é realizado pelo Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, Governo do Pará, Conselho Nacional da Juventude e Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e integra o contexto do G20 Social.
Também participam do encontro, delegações internacionais dos membros do G20 e de países da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica); representantes de todos os estados do Brasil; lideranças jovens e ativistas sociais e ambientais de todo o País.
Pela primeira vez o Brasil lidera a agenda que integra as ações de descentralização, com foco em transformar o Y20, priorizando os seguintes temas: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade, e inovação e futuro do mundo do trabalho.
Conforme o Secretário Nacional de Juventude, na Secretaria Geral da Presidência da República, Ronald Sorriso, "o evento traz para o coração da Amazônia um debate fundamental sobre o papel da juventude na tomada de decisões estratégicas que os líderes globais precisam tomar e que vão influenciar na vida e no futuro do planeta".
"Quando recebemos a possibilidade de visitar um equipamento como esse, que é a Usina da Paz, percebemos que há possibilidade de que soluções sejam dadas para os principais problemas de maneira integrada, com serviços que atingem especialmente a juventude, mas também toda a comunidade, garantindo acesso à cidadania. Eu tenho certeza que todos e todas que estão presentes saem com uma visão muito positiva desse projeto".
Para o secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), Jarbas Vasconcelos, esta é uma oportunidade para que jovens paraenses possam obter experiência internacional e compartilhar os aprendizados com as suas comunidades, preparando o povo paraense para grandes eventos, como a COP30.
Usinas da Paz - A Usina da Paz é um projeto do Governo do Pará integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz e, desde o ano de 2021, tem se fortalecido como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país.
Os complexos multifuncionais oferecem mais de 70 serviços intersetoriais, como cursos, oficinas, eventos, ações de cidadania e saúde. Todas as ações são disponibilizadas de forma gratuita à população, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um momento de orgulho por poder apresentar o projeto da Usina da Paz para o mundo.
"As Usinas da Paz vieram para trazer transformação, desenvolvimento social e cidadania. Hoje estamos apresentando este belíssimo trabalho, que trouxe diminuição expressiva da violência em bairros como a Cabanagem. É um equipamento público que traz todos os serviços do Governo, que se faz presente. É isso que as pessoas estão conhecendo aqui nos diversos projetos e resultados da Usina da Paz", disse a secretária.