Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUVENTUDE DO G20

Alunos da EETEPA Vilhena Alves participam de evento internacional sobre Mudanças Climáticas

Evento, realizado em parceria com o governo do Pará, também tratou de temas como combate à fome, à pobreza e à desigualdade, entre outros

Por Raiana Coelho (SECTET)
19/06/2024 16h49

Os alunos Yasmim Silva, Paulo Trindade e Maria Eduarda Souza, da turma do primeiro ano do curso de Meio Ambiente, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Vilhena Alves, localizada em Belém, marcaram presença no Y20, na terça feira, (18). O evento, realizado em parceria com o governo do Pará, tratou de temas como: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.

Os alunos da escola selecionados a participarem do evento também compõem um mini-jornal escolar, o Impacto Jovem, produzido pela própria turma, o que deu ainda mais destaque para a presença do trio. 

Kátia Garcez é professora da escola e coordena um importante projeto dentro da instituição, a “Incubadora de produtos e serviços da bioeconomia amazônica”, no qual alunos participam de projetos voltados para sustentabilidade dentro do colégio. A gestora ressaltou a importância da participação do Jornal em um evento que debate mudanças climáticas.

“A inscrição dos alunos para participar da plenária da juventude do G20 foi cuidadosamente planejada. Para ser aceito, era necessário ser jovem e estar envolvido em um grupo social voltado para o meio ambiente. Como membros do “Impacto Jovem”, jornal focado em questões ambientais, os alunos cumpriram todos os critérios e foram selecionados para participar do evento. É uma honra poder deliberar com a juventude sabendo que estaremos à frente como povos originários e amazônidas participando das discussões e agendas climáticas”, afirmou Kátia. 

Como membros do corpo editorial do “Impacto Jovem”, os alunos presentes aproveitaram a oportunidade para realizar sua primeira entrevista internacional, que será destaque na edição deste mês do periódico. 

Para a Aluna Yasmim Silva, ter a possibilidade de estar em um evento para a comunidade jovem, tratando sobre um tema tão importante, que é o meio ambiente e mudanças climáticas, além de agregar conhecimento, também traz a relevância de representar os alunos da EETEPA e levar até eles todas as informações através do jornal.

“Representar o jornal do Vilhena Alves no evento foi extremamente importante, pois nos proporcionou mais conhecimento em um ambiente voltado para os jovens. Ver pessoas de diversos países discutindo um tema que nós, jovens do curso de Meio Ambiente, entendemos, foi inspirador para o nosso futuro. Participar dos debates, representando nosso jornal e nossa escola, foi uma experiência maravilhosa”, diz a estudante, que também é editora-chefa do jornal escolar.

Além de assistirem os debates, os alunos também participaram ativamente da construção da Carta do Pará. Este documento, resultado das deliberações da plenária do Grupo de Engajamento de Juventude do G20, aborda temas relacionados às mudanças climáticas e será lido e encaminhado para o grupo G20. A participação dos alunos da EETEPA Vilhena Alves neste processo destaca o compromisso da instituição com a formação de jovens conscientes e engajados nas questões globais.

“A EETEPA Vilhena Alves, reforça a importância da juventude na luta contra as mudanças climáticas. A primeira entrevista internacional e a contribuição para a Carta do Pará são testemunhos do talento e da dedicação desses jovens, que certamente continuarão a fazer a diferença em suas áreas de atuação”, pontua Vania Carneiro, diretora da escola.

“Youth 20 (Y20) Pré-Summit” - é um evento preparatório que antecede o encontro principal do Y20, o fórum oficial de jovens do G20. A liderança jovem de países membros do Grupo dos Vinte, se reúnem para discutir questões globais e propor soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela juventude e pelo mundo em geral.

Texto: Carla Couto - Ascom/Sectet