Em Cachoeira do Arari, governador Helder Barbalho entrega mais uma escola totalmente reconstruída
A escola também foi contemplada com a antena da Starlink, equipamento que está dentro do Programa ‘Kit Bora Estudar’ e garante internet de qualidade em alta velocidade
Gratidão, felicidade e recomeço foram os sentimentos expressados pela comunidade escolar de Cachoeira do Arari, na Região de Integração Marajó, após a entrega da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Delgado Leão, nesta quarta-feira, 19. Com a entrega, o Governo do Estado chega a 141 escolas entregues desde o início da gestão.
"Hoje, essa escola vive um momento importante de reconstrução e inicia uma nova caminhada da sua história. Estamos implementando essa política educacional dentro do Programa 'Bora Estudar', aqui mesmo. Além disso, os alunos que foram destaque, em cada turma, receberam o benefício de R$ 10 mil aqui na Delgado Leão. O benefício entregue pelo Estado é para mobilizar toda a comunidade escolar. Parabéns a todos e se Deus quiser, daqui a pouco mais de um mês, eu retorno para entregar duas escolas novas e assinar a Ordem de Serviço. Cuidem da escola, preservem este patrimônio", destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.
A unidade recebeu pintura geral interna e externa, reconstrução nas salas de aula, sala de professores, coordenação, direção, copa, banheiros feminino e masculino, laboratórios multidisciplinares, quadra esportiva coberta. Além de novas instalações elétricas, hidrossanitárias e climatização nas seis salas de aula.
Lucas SerrãoUm dos espaços novos que a escola recebeu foi a 'Sala de Leitura', local onde os estudantes poderão desenvolver a oralidade, como a discussão de temas e livros, praticar roda de leitura e entre outras atividades. Para o estudante Lucas Serrão, ter um espaço como esse é sinônimo de mais aprendizado. "A escola está bem bonita e aconchegante. As salas com ar condicionado fazem com que aumente a nossa concentração e melhore os nossos estudos. O espaço em que mais estou ansioso é a quadra de esportes, porque poderei treinar futebol, brincar, correr e me divertir", disse o estudante do 6º ano do Ensino Fundamental.
Juliana Vasconcelos"Essa estrutura que a gente recebeu hoje, vai contribuir muito positivamente para os estudantes, porque teremos uma estrutura muito positiva. Além da estrutura física, nós ganhamos muitos recursos pedagógicos. O laboratório está novo, pronto para receber muitas pesquisas, uma boa interação com os alunos. Então isso, além de ser um incentivo, é um espaço para construir a ciência, que é a semente da evolução da nossa cidade, do Estado. Aqui com certeza vão sair muitos cientistas, políticos e professores", disse Juliana Vasconcelos, professora de Língua Portuguesa e vice-diretora Pedagógica.
Mais conectividade na educação - A Escola Professor Delgado Leão já foi contemplada com a antena da Starlink, equipamento que está dentro do Programa ‘Kit Bora Estudar’.
Com internet de qualidade em alta velocidade, a primeira fase do programa "Kit Bora Estudar", contém antena Starlink e garante a manutenção e suporte contínuos para as escolas. Nesta primeira etapa, 894 antenas serão instaladas nas escolas prioritárias. Já na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais.
O equipamento garante velocidade de 200mbs para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares. Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes nas 898 escolas da rede pública de ensino.
“Gostei muito da estrutura, principalmente da sala de informática, que irá nos ajudar em nossos estudos e a ficar por dentro das coisas que estão acontecendo pelo mundo, isso graças a antena que a escola recebeu, vai melhorar muito nos estudos. Também aprenderemos outras coisas de tecnologia. Na escola em que estávamos era riscada, quebrada e agora temos um espaço novinho e de qualidade”, disse Fernanda Araújo, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental.
A unidade conta com 1.800 m² de área reconstruída e está preparada para atender os 564 estudantes em três turnos, na modalidade Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"O Governo está entregando à comunidade um espaço totalmente reconstruído para melhorar e contribuir para a aprendizagem dos estudantes. Essa é a unidade de número 141, isso mostra na prática o compromisso do Governo do Estado no fortalecimento da educação no Marajó, assim como em todo o Pará", finaliza Arnaldo Dopazo, presidente da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep).
Texto: Bianca Rodrigues, Ascom Seduc