Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Centro Educacional Especializado garante apoio pedagógico a estudantes com autismo

Os serviços oferecidos pelo Estado, via Seduc, são essenciais à melhoria do desempenho escolar dos estudantes e à orientação aos familiares

Por Governo do Pará (SECOM)
18/06/2024 17h06

O acompanhamento educacional especializado também é garantido pelo Governo do ParáO Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado nesta terça-feira (18) para divulgar informação e conscientizar sobre inclusão de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as políticas públicas implantadas pelo Governo do Pará destinadas à promoção da saúde e qualidade de vida para esse segmento social, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Especial, oferece acompanhamento de estudantes atípicos com vários serviços, executados pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), que trabalha a inclusão no contexto escolar.

Os serviços desenvolvidos pelo CAEE são complementares e suplementares. Considerados fundamentais para o desempenho do estudante na escola, são realizados nas seguintes unidades:

- Núcleo Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (Netea), que qualifica o processo de inclusão do estudante;

- Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS);

- Núcleo Educacional Psicomotricidade (NEP), que utiliza atividades em piscina;

- Núcleo Especializado em Deficiência Intelectual (Nedi) ou com TEA, com prevalência em deficiência intelectual;

- Núcleo da Família, que garante suporte às famílias que aguardam atendimento;

- Núcleo de Arte (Nuart), que desenvolve trabalhos artísticos e culturais em todos os atendimentos, e

- Núcleo de Avaliação Educacional Especializada, porta de entrada do serviço do CAEE, onde atua uma equipe multiprofissional que entrevista a família e o estudante, para identificar qual atendimento é necessário e se está de acordo com o público-alvo do Centro.

Interação com outras pessoas facilita o processo de socialização e aprendizagemAvaliação - "O trabalho aqui tem sempre uma interligação dos Núcleos. Nós temos estudantes que chamamos de dupla condição, que estão em avaliação. São estudantes TEA associados a altas habilidades, Os núcleos responsáveis - Netea e NAAHS - realizam uma avaliação juntos desse estudante. Estamos com um estudante nesse processo, e três que começarão o processo de avaliação", informa a diretora do CAEE, Liliane de Mello.

O Centro também orienta a família na busca por serviços da rede intersetorial do Estado, como as áreas de saúde, jurídica e previdência social.

Segundo a direção do CAEE, o acesso aos serviços pode ser de forma espontânea, quando a família procura o Centro e solicita agendamento para avaliação, e por meio de relatório enviado pela escola do estudante da rede estadual.

Relatórios de escolas das redes municipal e privada são aceitos somente no NAAHS, unidade de referência do Estado. Profissionais da área de apoio a pessoas com TEA, da rede intersetorial, também podem fazer encaminhamento, via relatório, recomendando os serviços do CAEE ao estudante.

Texto: Amanda de Oliveira - Ascom/Seduc