Trilhas Compartilhadas traz palestra “Viagens para o Interior”, com Josué Castilho
O público-alvo é formado por artistas e estudantes de arte, a partir de 18 anos. O evento é gratuito, na Casa das Artes.
O projeto Trilhas Compartilhadas traz nesta quinta-feira, 20, a partir das 19h, a palestra “Viagens para o Interior: Vila do Cocal”. A palestra ocorrerá na Sala de Dança da Casa das Artes, localizada no bairro de Nazaré, em Belém. O comunicólogo e pesquisador de arte Josué Castilho é o convidado do evento, que tem como público-alvo artistas e estudantes de arte, a partir de 18 anos. O evento também é gratuito.
O projeto “Viagens para o Interior”, de Josué Castilho, trata da visão subjetiva e particular do artista. A sinopse diz: “Em uma comunidade ribeirinha localizada às margens do Rio Pará no município de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, nasce Josué Castilho França. Sua relação existencial com o lugar onde vive é o ponto de partida para essa jornada. Ele sai de seu vilarejo aos 14 anos de idade e sente o choque cultural de uma metrópole. Em busca de respostas, anos depois, ele faz a viagem de volta ao seu interior.”
Josué Castilho, é um dos contemplados pelo Edital Mergulho 2023, e diz que a palestra representa um reconhecimento do seu trabalho, mas também abre uma porta para explorar novos horizontes criativos e narrativos na Amazônia. “Contando minha história enquanto caboclo ribeirinho marajoara. Foi uma oportunidade transformadora de mergulhar profundamente na minha visão artística, enquanto contribuía para o cenário cultural e audiovisual no estado do Pará”, disse.
“Estou entusiasmado em compartilhar essa jornada com o público durante o evento “Trilhas Compartilhadas”, onde espero através da minha história e experiência no edital mergulho FCP, inspirar e provocar reflexões através do meu trabalho cinematográfico experimental , “Viagens para o Interior: Vila do Cocal”, conclui o comunicólogo.
Trilhas Compartilhadas - Artistas contemplados pelos editais da Fundação são convidados a compartilhar os seus projetos artísticos, ou seja, técnicas, procedimentos e outros elementos da realização do projeto que fizeram parte do processo de investigação artística, além disso, o encontro é uma oportunidade para abordar sobre a escrita de projetos associados ao perfil e a natureza da pesquisa, criação e experimentação artística incentivada pela Casa das Artes.
Prêmio Mergulho 2023 - O edital teve por objetivo incentivar a produção audiovisual nas diferentes regiões da Amazônia paraense e ocupar a Casa das Artes como equipamento cultural. O Prêmio contará com exibições, de modo presencial e por streaming, com acesso gratuito por meio das redes sociais da FCP e da Casa das Artes, nos períodos descritos no cronograma do edital.
Texto: Jhullyele Santos - Ascom/FCP