Programas sociais da Cosanpa capacitam moradores do oeste paraense
Companhia de Saneamento do Pará beneficia cerca de 400 pessoas em 1 ano
O Cadmo Antunes é garçom na vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, no Baixo Amazonas. Há muitos anos, ele trabalha na área de atendimento ao público e mesmo com experiência, ele não tinha nenhuma formação até se inscrever no curso para garçons, realizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), através da Assessoria de Programas Sociais da Cosanpa.
Ele conta que houve uma grande diferença após o curso, além de aprender novas técnicas de atender e servir, o garçom precisou montar uma equipe de trabalho para grandes eventos.
“Antes do curso, eu atendia o público de qualquer maneira, depois comecei a atender de forma diferente. Graças a Cosanpa, hoje eu tenho uma equipe de garçons que me auxilia nos atendimentos em Alter do Chão,” destacou Cadmo.
Assim como o Cadmo, são muitos os profissionais que se qualificaram e melhoraram a qualidade de vida através dos cursos disponibilizados gratuitamente pela Cosanpa em locais onde tem obras. Na região do Baixo Amazonas os cursos são realizados em Santarém, Alenquer e Oriximiná. No período de um ano foram mais de 20 cursos realizados, beneficiando aproximadamente 400 pessoas.
A Lívia Serrão aproveitou a oportunidade para se qualificar na área da Beleza, ela fez o curso de manicure e hoje é uma das rendas principais dela.
“Há poucos meses a Cosanpa ofertou cursos gratuitos para as pessoas onde moro, trazendo oportunidades para mulheres e homens conseguirem uma capacitação profissional. Depois de fazer o curso, trabalho como manicure e pedicure, uma área que procuram bastante e isso me trouxe um grande benefício pra minha vida", disse Lívia Serrão.
Os cursos mais procurados são atendimento, artesanato, gastronomia, garçons, manicure, confecções de rede, designer de sobrancelhas e culinária com doces e salgados. Segundo a assessora de Programas Sociais, Anasthacia Almeida, o trabalho do 'Social da Cosanpa' é totalmente voltado para a comunidade.
“Nossos cursos promovem capacitações que são revertidos em renda para a família. Capacitamos mão de obra para o mercado de trabalho, fortalecendo os empresários e a economia local. A curto e a longo prazo é possível enxergar o quanto faz diferença na vida de muitas famílias, desde as crianças até aos arrimos do lar", afirmou Anasthacia.
Além dos cursos, as equipes da área social, também estiveram presentes nas comunidades realizando ações como oficinas, atividades da área da saúde, palestras sobre meio ambiente e emprego e renda. Ao todo, de janeiro de 2023 a maio de 2024, foram mais de 1.243 ações por todo o Pará. Nesse período, mais de 51 mil pessoas foram beneficiadas com ações sociais da Cosanpa.
Texto de Meliny Campos da Ascom / Cosanpa