Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Feira do Livro de Marituba receberá cerca de 80 mil pessoas até sexta

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/12/2015 11h02

Mais de sete mil pessoas participaram da abertura da primeira Feira do Livro de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, que tem como tema “Os encantos de minha história. Os desafios na contação de histórias”. O evento foi realizado nesta terça-feira, 1°, às 17h, no Ginásio de Esportes do Município, onde ocorrerá a feira até a próxima sexta-feira, 4, com expectativa de 20 mil visitantes por dia.  

A feira tem como meta incentivar a leitura e escrita, assim como buscar novos escritores e o fortalecimento da educação, tendo como parceira a Secretaria de Educação do Pará (Seduc). Durante a feira, alunos de escolas da rede municipal e estadual de Marituba irão expor trabalhos realizados em 2015. Também participam da feira 14 editoras e livrarias, com a participação especial de escritores e editoras regionais.

Segundo Jean Neves, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Marituba, a realização da feira é marcada pela culminância de um projeto voltado para o aprendizado de matemática chamado “Matematicando”, onde ao alunos utilizam tabletes e computadores na resolução de problemas de matemática, de uma forma mais interativa e criativa, e também do lançamento do projeto “Tempo de Ler” que é um incentivo à leitura, escrita e desenvolvimento cognitivo.

Ainda segundo Jean, esses projetos serão desenvolvidos com os alunos do Ensino Fundamental do município e tem como maior objetivo melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e fortalecer a educação local. “Queremos, assim como outros municípios, melhorar nos índices e essas ações irão contribuir consideravelmente para que isso aconteça”, frisou o coordenador.   

Para a secretária de Educação de Marituba, Dayze de Souza, esse evento é muito significativo para a Educação do município. “Resolvemos abraçar esta causa, foi um mês de muito trabalho e muita luta, mas conseguimos realizar o evento e estamos nos sentindo orgulhosos pela dimensão que a feira alcançou”.  

A coordenadora estadual do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, Arilene Piedade, participa do evento e fala da importância da Seduc está apoiando a feira. “É muito bom que a Secretaria de Educação participe e esteja presente em ações que fortaleçam a educação, pois esta feira representa um ganho para a Educação, tanto para os estudantes da rede municipal quanto para os da rede estadual. Promover uma ação de promoção da leitura e acesso ao conhecimento é louvável, pois isso reforça a qualidade da educação”, destacou Arilene.