Recital presta homenagem a Waldemar Henrique no Museu do Estado
O Programa de Música Bravíssimo apresentado no Museu do Estado do Pará (MEP) fará uma homenagem ao maestro paraense Waldemar Henrique. O recital “Waldeamazônico” composto por uma seleção das mais belas canções do músico será no dia 4 de dezembro, às 19h30, com a participação do pianista Germano Morey e cantor Edelmiro Soares, com entrada gratuita.
A proposta é apresentar as obras de Waldemar Henrique da forma mais fiel possível às partituras publicadas no álbum “Canções”, editado pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa). Esta será a segunda vez que o recital é executado no MEP.
O espetáculo começou a ser elaborado em janeiro de 2014. Com ajuda da internet e em encontros esporádicos que os dois músicos mantinham durante rápidas viagens entre as duas cidades, foram escolhendo e afinando o repertório. A pesquisa teve orientação de Lenora Brito, amiga de Waldemar, pesquisadora e revisora das obras contidas no álbum publicado pela Imprensa Oficial.
O recital estreou em Belém, na Sala das Artes do MEP em julho do ano passado; logo em seguida houve outra récita na Igreja de Santo Alexandre.
O repertório é composto por 18 músicas, entre elas ‘Tamba Tajá’ e ‘Foi boto Sinhá’. “O objetivo do projeto é levar ao público um espetáculo gratuito, para que as novas gerações também possam conhecer e ouvir a música de Waldemar”, ressalta o cantor Edelmiro Soares.
Para o pianista Germano Morey, a realização do recital é um sonho. “Minha mãe era amiga e fazia parte da orquestra de Waldemar Henrique. Eu costumava ouvir as músicas dele quando tinha cinco anos, cantadas por ela”, contou Germano.
Germano, que hoje reside e estuda música em Curitiba, sempre se incomodou ao escutar, em várias partes do Brasil, as peças do compositor, com “apropriações” interpretativa exageradas que deturpavam a escrita original das obras. Foi quando propôs a Edelmiro – quem conviveu e chegou a cantar para Waldemar - , a realização desse recital, levando-se em consideração o que consta de real escrito por Waldemar nas partituras.
Edelmiro Soares é cantor lírico, formado pelo Instituto Estadual Carlos Gomes. Teve participação ativa nos principais Festivais de Música erudita do país, durante as décadas de 80 e 90. Atualmente, integra o Duo “Câmara Amazônia”, em parceria com o pianista e compositor Urubatan de Castro .
Germano Marques Morey integrou a coro de câmera do 30º Curso Internacional de Música de Brasília. Em 2007, fez parte do grupo de música antiga, além de participação ativa em vários recitais solos e em conjunto por Belém, Brasília e Curitiba. Mora em Curitiba/PR onde cursa o ensino superior em Piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap.
Serviço: Recital “Waldemazônico” com o pianista Germano Morey e o cantor Edelmiro Soares. Dia 04/12, às 19h30, na Sala das Artes, do Museu do Estado do Pará (MEP). Entrada franca.