Hospital Regional do Leste incentiva doação de sangue entre usuários e acompanhantes
A ação educativa, realizada no Dia Mundial do Doador de Sangue, mostrou a importância do gesto solidário para salvar vidas
Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue - 14 de Junho, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), no município de Paragominas, no sudeste paraense, promoveu nesta sexta-feira uma ação de educação em saúde para usuários e acompanhantes que aguardavam na recepção central da unidade. A iniciativa foi realizada pela Comissão de Humanização a fim de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e seu impacto na saúde pública.
Biomédica Amanda Barbosa (à dir.) ressaltou aos usuários que a única maneira de obter sangue é por meio da doaçãoAmanda Barbosa, biomédica coordenadora e responsável técnica pelo laboratório do HRPL, enfatizou que doar sangue é uma maneira direta e eficaz de ajudar a salvar vidas. O sangue doado é usado para tratar pacientes que sofrem com doenças graves, vítimas de acidentes e outras patologias. “A doação regular é necessária para manter o suprimento de sangue nos hemocentros e atender à demanda hospitalar. O sangue é um produto biológico que não pode ser fabricado artificialmente. Portanto, a única maneira de obter é a doação. O corpo humano tem cerca de cinco litros de sangue. A cada doação, são retirados no máximo 450 ml, que podem salvar até quatro pessoas”, informou.
Ela acrescentou que a doação de sangue é relativamente fácil e o voluntário passa por triagem antes da coleta. Para doar é preciso ter entre 18 e 69 anos, para menores de idade é necessário consentimento formal do responsável em cada doação; pesar no mínimo 50 quilos; não estar em jejum; estar descansado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas.
Amanda Barbosa e Margarete Marques da SilvaAprovação - A usuária Maria Helena Nogueira, 47 anos, aprovou a ação, e disse que muitas pessoas têm medo de doar e não são esclarecidas sobre a importância dessa prática. “Achei ótima a iniciativa! Muitas pessoas ainda têm medo de doar. É importante salvar vidas com esse gesto altruísta. Eu nunca doei, mas tenho vontade, pois muitas pessoas precisam. Minha filha precisou de uma transfusão, e isso a salvou”, contou a funcionária pública.
Margarete Marques da Silva, 24 anos, frisou que o trabalho de conscientização é muito importante. “O momento foi maravilhoso e importante para que as pessoas saibam mais sobre o tema da ação. Com a doação de sangue, podemos contribuir com a vida de alguém que esteja precisando; é importante ajudar. Os profissionais do Hospital são excelentes”, completou.
A equipe multiprofissional do HRPL realizou 731 transfusões de sangue em 2023. No primeiro trimestre deste ano, já foram registradas mais de 200 transfusões.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPL