Arraial de Todos os Santos 2024 homenageia Mestre Verequete e Dona Graça
Referências do carimbó e da quadra junina, os homenageados emprestam seus nomes a espaços do Centur, onde a Fundação Cultural promove o 20º Concurso Estadual de Quadrilhas
O prédio do Centur, complexo cultural no centro de Belém, foi palco das apresentações de mais 11 quadrilhas juninas nesta sexta-feira (14), como parte do 20º Concurso Estadual de Quadrilhas, promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP). A programação foi iniciada na quinta-feira (13) e prossegue até 28 de junho.
Este ano, o Arraial de Todos os Santos homenageia Mestre Verequete, referência no carimbó, e Dona Graça, que por muitos anos participou do concurso com sua quadrilha, a “Rainha da Juventude”.
Mestre Verequete, referência do carimbó, é um dos homenageadosUma das homenagens que os artistas recebem, neste ano, é ver seus nomes nos espaços da programação do grande arraial. A Praça do Artista, um dos espaços do Centur, está com o nome “Palco Verequete”. Já a Praça do Povo, onde ocorrem as apresentações, se tornou a “Arena Dona Graça”.
Dedicação - Graciete Alves de Castro, a Dona Graça, foi líder da "Rainha da Juventude" durante anos, passando a cultura junina por gerações de sua família, até seu falecimento, em 2020. Sua família hoje comanda o grupo e confecciona as roupas dos brincantes.
Dayse Castro, filha de Dona Graça e estilista do grupo junino, disse que a vida de sua mãe foi dedicada durante 40 anos à cultura junina. “A 'Rainha da Juventude' era a vida dela; ela era apaixonada. Não fazia nada se não fosse a favor da 'Rainha'. Às vezes, eu queria até parar, mas ela ia e corria atrás. Seu último Arraial de Todos os Santos foi em 2019. Falamos pra ela não ir, mas não teve como. Ela amava a Rainha”, contou.
A quadrilha é apoiada por todos na sua comunidade, no Bairro Batista Campos, onde são feitos bingos e rifas para apoiar a produção do cenário e figurino. “Estamos ansiosos para dançar. Temos novos brincantes, e é muito gratificante ver minha mãe, que amou por tanto tempo a época junina, ser homenageada assim”, completou Dayse Castro, que juntamente com sua filha, Renata Castro, organiza os ensaios, enquanto a neta Valentina Maria participa dos ensaios e das apresentações.
Vitoriosa - O grupo junino "Rainha da Juventude" existe há 62 anos, e todos os anos participa do Arraial da Amazônia, conquistando o primeiro lugar durante cinco anos. Neste ano, o grupo tem como tema “Vem ver o peso dos cheiros, das cores e sabores de uma Rainha”, uma homenagem à feira do Ver-o-Peso.
Em sua 20ª edição, o Concurso Estadual de Quadrilhas é tradição no Arraial de Todos os Santos, reunindo centenas de grupos e misses de diversas regiões do Estado na Praça do Povo.
Serviço: Este ano, o Concurso oferece apresentações de 130 quadrilhas adultas e 15 quadrilhas mirins, além de 50 misses da diversidade, que farão sua performance no dia 28 de junho.
Texto: Jhullyele Santos - Ascom/FCP