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INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Obras na rotatória do 40 Horas chegam a 80% de conclusão

Além de modernizar a área, facilitar o fluxo de veículos e aumentar a segurança dos pedestres

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
14/06/2024 18h45

As obras de readequação na rotatória do 40 Horas, um ponto crucial na integração viária entre Belém e Ananindeua, alcançou hoje um marco significativo: o de 80% de conclusão. O projeto, realizado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), visa não apenas modernizar a infraestrutura viária, mas também melhorar substancialmente a mobilidade urbana na região metropolitana de Belém.

A rotatória está sendo transformada com a substituição do sistema anterior por um novo sistema de semáforos cronometrados e sincronizados. Esta mudança vai facilitar o fluxo de veículos e aumentar a segurança dos pedestres, integrando eficientemente o trânsito entre as duas cidades mais populosas do Estado.

De acordo com Adler Silveira, titular da Seinfra, "as melhorias na mobilidade urbana são essenciais para a região metropolitana de Belém. A readequação da rotatória do 40 Horas, por exemplo, com a implementação de um novo sistema de semáforos, vai facilitar o fluxo de veículos e pedestres, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança no trânsito. Essas obras são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas", complementou.

O projeto é feito em 4 fases distintas e estratégicas. Primeiramente, ocorreu a remoção da rotatória e a adequação do retorno, seguida pela pavimentação da área para a passagem de veículos. Posteriormente, foi executada a sinalização vertical e horizontal, garantindo a segurança do tráfego e a clareza das vias. Agora, a obra avança para a instalação dos semáforos, que incluirá 6 grupos com três tempos de movimento, além da abertura de um retorno estratégico e a criação de faixas preferenciais à direita.

Os benefícios esperados vão além da fluidez do tráfego. Com a conclusão do projeto, prevê-se uma redução significativa nos congestionamentos diários, proporcionando um deslocamento mais ágil e seguro para os cidadãos que transitam pela região. A reconstrução da sinalização também contribuirá para uma melhor orientação dos motoristas e pedestres, minimizando riscos de acidentes e melhorando a eficiência do transporte público e privado.

Com 80% das obras concluídas, o foco agora se volta para o assentamento do meio-fio nos retornos e a finalização da pavimentação da rotatória. O trabalho de drenagem já está em andamento para garantir que a infraestrutura suporte todas as condições climáticas e temporais.

“À medida que o projeto avança para sua fase final, a expectativa é que a rotatória do 40 Horas se torne um exemplo de modernização e eficiência no planejamento urbano e na gestão de tráfego melhorando o presente e preparando o caminho para um futuro mais sustentável e dinâmico para os moradores e visitantes da região metropolitana de Belém”, ponderou Adler.