Governo certifica na área de informática alunos de escolas técnicas em Belém
Só neste semestre, a Sectet, por meio da 'Carreta Escola de Informática', já certificou mais de 80 alunos das Escolas Anísio Teixeira e Dr. Celso Malcher
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou na tarde desta sexta-feira (14) a cerimônia de certificação de 20 alunos da Escola de Ensino Técnico (EETEPA) Anísio Teixeira. Localizada no bairro do Umarizal, em Belém, a instituição recebeu a "Carreta Escola de Informática", projeto que oferece cursos de capacitação nessa área de conhecimento.
A iniciativa visa promover a inclusão digital e dotar os alunos de habilidades essenciais para o uso de computadores e internet, tanto no cotidiano quanto no mercado de trabalho. O curso de Word Avançado, recentemente concluído, foi oferecido a estudantes de todos os turnos e cursos da EETEPA.Estudantes beneficiados com a capacitação oferecida pelo governo do Estado
“Esta é a terceira turma que certificamos este ano através da ‘Carreta Escola de Informática’. Capacitar os alunos com cursos que servirão de base para sua vida profissional é fundamental”, afirmou Leda Nunes, vice-diretora da escola.
Este ano, a "Carreta" já certificou alunos em dois outros módulos na "Anísio Teixeira": Informática Básica e Excel Avançado. Paulo Melo, coordenador do curso, destacou a importância da iniciativa. “Só este ano já alcançamos mais de 80 certificações. Aqui na EETEPA Anísio Teixeira realizamos três módulos. Na Escola Dr. Celso Malcher tivemos uma turma de informática só para mulheres. Nosso objetivo é levar o conhecimento a todos, independente de idade ou gênero.”
Comemoração - A turma exclusiva para mulheres na EETEPA Dr. Celso Malcher foi uma homenagem ao mês do Dia Internacional da Mulher, comemorado em março. Na tarde do dia 13, mães de alunos que participaram do curso também foram certificadas.
Os cursos oferecidos variam entre 20 e 40 horas, e incluem oficinas de curta duração com foco em informática básica, Excel e Word avançados, AutoCAD, Corel Draw, Photoshop, Introdução ao Web Design, programação, construção de aplicativos, tratamento de imagens, edição de vídeos e redes de computadores.
Para a estudante do curso Técnico de Marketing, Louise Gomes, as certificações são vitais em um momento em que surgem muitas oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio de programas de qualificação, como o Capacita COP 30. “Saber informática é essencial para conseguir ingressar no mercado de trabalho. No próximo ano, Belém receberá um dos maiores eventos sobre clima. Então, é nosso dever, como alunos, aproveitar os ensinamentos e aplicá-los no nosso dia a dia. Estou muito feliz com a certificação de hoje”, ressaltou a aluna.
A Carreta Escola de Informática continua a sua missão de democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico, preparando jovens e adultos para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.
Texto: Carla Couto - Ascom/Sectet