Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E DIREITOS

Polícia Civil realiza evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa promoveu um evento alusivo à data com serviços e diversas atividades

Por Lilian Guedes (PC)
14/06/2024 13h24

Para reforçar a conscientização da violência contra a pessoa idosa, a Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPID), vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), realizou, nesta sexta-feira (14), um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.  

A data fortalece e estimula a realização de campanhas no mundo todo para destacar as violações dos direitos dos idosos, bem como divulgar as formas de denunciá-las e combatê-las. Durante toda a manhã, foram realizadas diversas atividades e serviços para os idosos, como apresentação de danças, aula de ginástica, emissão de RG, roda de conversa, consultas médicas, venda de artesanato, balcão de direitos, etc.

Para a titular da DPPID, delegada Vanessa Macedo, a iniciativa abrangeu não apenas o âmbito protocolar, mas todas as formas de acolhimento. “A conscientização do combate a violência tem um viés muito dimensional porque não só envolve a questão da Polícia Civil, da investigação, mas principalmente para que o idoso seja acolhido. Então, a ideia foi proporcionar o acolhimento de diversos órgãos e serviços, como o balcão de direitos da Defensoria Pública, emissão de carteira de identidade, carteira de cultura, dentre diversos serviços que conseguimos reunir aqui hoje para que o idoso saiba que ele não está sozinho”, disse a delegada Vanessa.

Quem adorou a manhã de programação foi a dona Maria do Socorro Serrão, de 62 anos. Ela conta que a iniciativa a fez se sentir viva e acolhida. "É uma iniciativa muito importante porque as pessoas precisam entender e se conscientizar que o idoso merece respeito, amor, acolhimento e nós vivemos numa sociedade onde há muito desrespeito, onde as pessoas não conseguem entender e dar valor às pessoas idosas, a gente precisa ser acolhida e precisamos também ter nossos direitos adquiridos. Então é muito importante esse esse momento, hoje, aqui. Agradeço a Delegacia de Proteção ao Idoso por fazer este momento especial”, agradeceu.

O dia extenso de programação promoveu a garantia dos direitos das pessoas idosas, além de cuidados com a saúde física e mental em em parceria com a rede de órgãos e entidades que atuam na causa da proteção das pessoas acima de 60 anos. 

A titular da DPPID reforça a importância de procurar ajuda ou denunciar casos de violência contra a pessoa idosa. “Primeiramente, a pessoa pode vir de forma presencial na delegacia especializada que fica na Domingos Barreiros, número 2019, mas também temos um importante canal que é o 181, o Disque-Denúncia, onde a pessoa pode ligar e apresentar a denúncia sem se identificar. Mas, o mais importante é tratar das violências que podem ser até menos institucionais, como a falta de atendimento à saúde, a condição de problema dentro de um hospital, mas também pode ser físico, psicológico, patrimonial, negligências de cuidados. Saber dos seus benefícios e direitos é extremamente importante”, finalizou a delegada.