Centro Móvel agiliza registro de ocorrências na primeira noite de Pararraiá
No local, também serão instaladas Delegacias Especializadas. Além do monitoramento em tempo real de câmeras de videomonitoramento, com uso de inteligência artificial.
Para o maior São João da Amazônia, o Pararraiá, o Sistema de Segurança Pública do Estado elaborou um forte esquema de segurança com infraestrutura para coordenar as ações, reforço de efetivo e integração das forças. O Centro Integrado de Comando Móvel (CICCM) foi ativado nesta quinta-feira (13), para a primeira noite de arraial e permanecerá nos quatro dias de programação.
Com efetivo de mais de mil agentes integrados das forças de segurança pública, realizando ações de prevenção e ostensividade a fim de evitar delitos e ações criminosas, com rondas permanentes, além disso, farão em tempo real, o monitoramento das imagens das câmeras de segurança instaladas no entorno do evento, além de garantir a celeridade no registro de ocorrências, bem como estarão em prontidão para resgate e qualquer outro acionamento da população, garantindo a ordem pública e a manutenção da paz social.
Os órgãos estarão empenhados para garantir uma festa segura para todos que comparecerem nos quatro dias do Parárraiá, afirma o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
“Nossas equipes trabalharão com antecedência para o evento, para assegurar diversão para nossa população com a presença de artistas regionais e nacionais. Isso tudo nos demanda uma logística estruturada e um maior empenho das nossas forças que estarão monitorando e fiscalizando, desde o entorno, até dentro do estádio”, assinalou Machado.
O CICCM está instalado no estacionamento do Mangueirão, reunindo os representantes dos órgãos de segurança Pública, servindo como posto de comando, ponto de registro de ocorrências policiais, proporcionando maior agilidade na comunicação, e ainda auxiliando na celeridade do tempo resposta das ocorrências que possam surgir.
Ações - Durante o arraial, estão previstas o monitoramento de câmeras com uso de inteligência artificial, o patrulhamento ostensivo no local e no entorno para inibir práticas criminosas, fiscalização e orientação do trânsito nas vias de acesso ao estacionamento do Mangueirão com foco na segurança e fluidez do trânsito.
No local, também serão instaladas Delegacias Especializadas. Além do monitoramento em tempo real de câmeras de videomonitoramento, com uso de inteligência artificial.
No centro, policiais civis irão atender e registrar ocorrências que surgirem.
A manicure, Janaína da Silva, precisou de atendimento e logo realizou seu registro. “Foram bem atenciosos comigo, foi até bem rápido. Ela falou que entrou em contato comigo, tudo certo, eu não tenho nada de ruim pra lá. Uma das melhores estruturas, porque teve outras festas que não foram boas, mas aqui achei uma boa organização”, elogiou.
A Polícia Militar está atuando no patrulhamento ostensivo e preventivo, tanto no estacionamento do Mangueirão, quanto no entorno do evento, e ainda nas vias de acesso, a fim de inibir ações criminosas e garantir a maior segurança do público.