Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL

Chocolat Xingu 2024 é aberto oficialmente com a participação de um grande público

Por Rose Barbosa (SEDAP)
13/06/2024 21h17

Com a previsão de ser mais uma vez o festival com mais participação de público, foi aberto na noite desta quinta-feira (13), o Chocolat Xingu, no município de Altamira. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e da Prefeitura Municipal de Altamira. A julgar pelo primeiro dia de movimentação no Centro de Eventos Vilmar Soares, a programação deve atingir novo recorde de público.

Até o próximo domingo, mais de 200 estandes de expositores estarão abertos ao público para visitação. Uma variedade de produtos derivados de cacau e do chocolate pode ser apreciada e saboreada pelos apreciadores do cacau de origem e produzido em consonância com o meio ambiente. São produtos como bombons, licor, nibs barras de chocolate, trufas, artesanatos feitos com produtos da agrofloresta, bijuterias, bolo de mel, entre outras infinidades de produtos.

Uma das participantes veteranas do festival é a artesã Maraysa Cordovil, da Associação Juruna, de Altamira. Entre os produtos ofertados pelo estande estão as trufas de cacau feitas artesanalmente, bananicas,doces de mel além de artesanato como pulseiras e colares feitos de miçanga. Um dos atrativos ofertados no espaço é a pintura indígena feita na hora pela filha da expositora, Emanuele Juruna. Para a participante, o festival trará grandes oportunidades futuras.

"A expectativa é vender tudo, arrumar novos parceiros, arrumar mais vendas parceiros de vendas para pegar o nosso produto e expandir para frente, nós participamos desde o primeiro festival que aconteceu aqui em Altamira, ano passado eu estive no festival de  Belém também com nossas delícias e nosso chocolate”, informou Maraysa.

Sementes- O festival de Altamira está sendo marcado também pela reciclagem. Um dos exemplos vêm da artesã Marisilda Passarelli que participa pela primeira vez. Ela que é moradora de Altamira desde 1983, disse que se sustentou sempre por meio da sua habilidade de pintura. No festival, ela apresenta bolsas feitas com pintura inspirada na estrela do festival: o cacau. Cada bolsa custa em média R$ 120.

“Esse eu trouxe especialmente para o festival. Eu sempre pintei guardanapos em casa além de outras coisas mais. Esse material  que eu utilizo é a juta. Essas bolsas são impermeabilizadas por dentro; nós aproveitamos o festival e fizemos nossa pintura inspirada no nosso cacau de Altamira”, informou.

Solenidade- O secretário Gioivanni Queiroz, que ao lado do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, abriu o Chocolat Xingu 2024, ressaltou o importante trabalho da Ceplac, que merece ser destacada. Falou  também da parceria com a Prefeitura de Altamira. 

“Somos o maior produtor de cacau do Brasil e vamos nos tornar do mundo. Altamira e Medicilândia despontando na verticalização do cacau e chocolate. É importante  valorizar o trabalho dos produtores e a criação de associações e cooperativas”, disse.

O secretário ressaltou o trabalho do governo para o desenvolvimento da cadeia cacaueira e destacou o trabalho da Emater, a importância da instituição para alavancar a produção de culturas como cacau e açaí.  

O prefeito Claudomiro Gomes celebrou a parceria entre o Governo estadual e a prefeitura e ressaltou a mudança que o Chocolat Xingu trouxe à região.

“Também fruto do evento  foi a assinatura do pacto da união para reduzir o desmatamento, além do curso oferecido aos nossos produtores e a criação da rota da Transamazônica criada este ano”, elencou o prefeito. 

 A solenidade contou com a participação também de representantes de outros órgãos estaduais e municipais e do Mato Grosso,  do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), da Federação da Agricultura  E Pecuária do Pará (Faepa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar(Seaf) – que esteve representada pelo secretário adjunto, Anderson Serra , do presidente da Emater, Joniel Abreu.

A cerimônia de abertura foi marcada, ainda, pela apresentação do grupo de Carimbó, Rosa dos Ventos e da banda municipal de Altamira.