Santa Casa adere ao Junho Vermelho e tem campanha de captação com Hemopa
Pessoas saudáveis e com peso a partir de 50 quilos podem doar sangue
A servidora, Maria Eduarda Cunha, se surpreendeu com a simplicidade da ação que contribui para salvar vidas, na primeira doação de sangue dela, nesta quinta-feira (13).
“Eu achei super tranquila a doação, eu nem vi o tempo passar, foi super rápido. Nem acredito que foi possível coletar uma bolsa inteira nesse tempinho. E a minha motivação foi ajudar as pessoas atendidas pela Santa Casa e pelo Hemopa”, afirmou Maria Eduarda.
Referência no atendimento materno-infantil e uma das instituições que realizam procedimentos de alta complexidade no estado, como transplantes hepáticos e renais, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará tem uma grande demanda de transfusões e por isso precisa de doações constantes.
“Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas e hoje temos realizado cerca de 450 transfusões por mês. Por isso precisamos muito do apoio dos doadores, que podem ser servidores, familiares de pacientes e toda a comunidade. No Hemopa é só informar que quer doar para a Santa Casa ou informar o código 158”, informa a gerente da agência transfusional da Santa Casa, Márcia Basílio.
Doadora há 10 anos, a arquiteta Loreley Andrade estava há algum tempo sem doar, e aproveitou a campanha na Santa Casa para retomar a boa ação.
“As últimas vezes que eu tentei doar sempre estava com um pouquinho de anemia, aí não podia; ou não tinha dormido direito, não podia também, então eu estava na expectativa de poder voltar hoje, finalmente, e poder ajudar alguém que precisa. Eu nunca tive nenhum problema na doação e se eu pudesse, doaria mais vezes”, conta a arquiteta.
Durante a campanha, realizada na Santa Casa no dia 12,compareceram 93 doadores e foram coletadas 73 bolsas de sangue. Para a assistente social da gerência de captação do Hemopa, Lorene Mota, as campanhas externas são essenciais para o aumento da captação, e os servidores da Santa Casa contribuíram muito com as suas doações.
“O Hemopa realiza campanhas externas, campanhas com sala montada ou a unidade móvel e as instituições de ensino, de saúde, abrem as portas para receber a equipe do Hemopa para poder estar juntando as pessoas que trabalham junto com a doação de sangue. Então isso é muito importante, a gente agradece mais uma vez a parceria da Santa Casa por estar colaborando com a gente, com essa intenção de sensibilização e mobilização de doadores”, declara a assistente social.
Qualquer pessoa entre 16 e 60 anos, que esteja saudável e pese 50 quilos ou mais pode ser doadora de sangue. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Todo candidato deve comparecer ao local de doação com documento de identidade.