Hospital Metropolitano realiza oficina de pintura para pacientes pediátricos
Programação faz parte das atividades da Semana de Meio Ambiente, realizada na unidade hospitalar
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, participaram de uma atividade especial, na segunda-feira (10).
Em um espaço lúdico, decorado com imagens que comprovam os motivos pelos quais todos devem preservar a natureza e recursos naturais, os pequenos foram recebidos para a realização de sessão de pintura.
Thays Emanuelle, de 8 anos, conta que ficou mais feliz quando soube que participaria da atividade. “Eu sempre participo de tudo o que é realizado na minha escola, gosto muito de brincar de pintar e fazer isso aqui dentro foi legal. Obrigada!”, disse a menina.
Para a mãe, Viviane Maria, de 27 anos, a ação reforça a importância da humanização nas relações, principalmente na área hospitalar. “Nesse momento, de enfermidade, quando estamos em uma situação mais vulnerável, vemos que a humanização e a preocupação nas relações fazem total diferença.
Com certeza, essa simples atividade ficará marcada na memória dela e, mais que isso, acredito que vai favorecer para o tratamento”, afirmou.
Yasmin Lobato, de 4 anos, internada há mais de um mês para tratamento no hospital, também esteve na programação. Para a mãe, Larissa Lobato, 27, além de aprender um pouco mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, a atividade fortalece, ainda mais, a qualidade do que é entregue na unidade.
“No início do acidente, ela estava muito fraca. Eu dei graças a Deus quando soube da transferência para o Metropolitano. Vendo como ela está hoje aqui, ninguém imagina como estava. Essa atividade incentiva a aprendizagem e como ela já sabe do que estamos falando, faz total diferença”, diz.
A presidente do Comitê de Sustentabilidade do Hospital Metropolitano, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), reforça que a atividade faz parte de um calendário anual de ações de sustentabilidade, programadas ocorrer durante o ano.
“As crianças são grandes multiplicadoras de boas práticas, em diversos assuntos. Nada melhor que incluí-las para falar sobre a importância de cuidarmos da natureza, que é um bem de todos nós. O nosso cronograma anual conta com várias atividades voltadas para o conhecimento e preservação, tanto dentro do hospital quanto fora”, afirma.
Estrutura – Pertencente à rede de saúde pública do governo do Pará, o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.
A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica - exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).