Edição do "Operadores do SUAS" é realizada em Abaetetuba e registra a quarta região atendida este ano
Neste primeiro semestre, ja receberam a capacitação as regiões do Xingu, Baixo Amazonas, Guamá e Tocantins
Aperfeiçoar os serviços e ações desenvolvidas por trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e agregar melhorias na execução dos atendimentos prestados por meio dos municípios. É com este intuito que a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou mais uma edição do “Operadores do Suas”. O município polo foi Abaetetuba, na Região de Integração do Tocantins, e agregou representantes de Acará, Baião, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Moju e Tailândia.
O programa de capacitação utiliza princípios da Política Nacional de Educação Permanente. e se estende a todos os trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social, para produzir, analisar e disseminar conhecimentos, e então subsidiar os servidores na execução da Política de Assistência Social por todo o Estado.
“O Operadores do SUAS faz parte do percurso formativo da política nacional de educação permanente e tem com objetivo desenvolver as competências técnicas para um atendimento humanizado, seja no sistema de garantia de direitos, na rede socioassistencial, nos quais os equipamentos da política pública de assistência se encontra. Com isso, nós procuramos garantir que os trabalhadores consiga entender a política de assistência e todas as normativas de atualização, para que eles possibilitem aos usuários a garantia dos seus direitos”, comenta a assistente social da Seaster, Marlene Monteiro.
Para esta etapa, mais de 70 profissionais foram mobilizados. Neste primeiro semestre, ja receberam a capacitação as regiões do Xingu, Baixo Amazonas, Guamá e Tocantins.
“Este ano, a região do Tocantins, que é composta atualmente por nove municípios, registrou a participação de sete municípios, o que nos faz perceber o interesse dos trabalhadores. Estamos na fase de atualização, essa fase proporciona uma aproximação com os nossos colegas, o que nos permite discutir as dificuldades que eles encontram no dia a dia, avaliar e entender as inquietações para então instruir. A participação ativa desses trabalhadores nos faz avaliar de forma positiva a oportunidade dada pelo Estado”, reforçou Marlene.
Em 2024 ainda serão realizadas mais duas capacitações do “Operadores”, uma na região do Capim e outra na do Araguaia.