Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
​JUNHO VERMELHO

Hemopa promove 'Caminhada pela Vida' em prol da doação de sangue e ações de sustentabilidade

O ato ocorreu no entorno da Praça da República​, com a reunião de mais 800 participantes

Por Helen Alves (HEMOPA)
09/06/2024 12h13

Neste domingo, 9, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) ​lançou oficialmente a Campanha Junho Vermelho, com uma “Caminhada pela Vida​ Sustentável”, uma iniciativa que tem como objetivos a sensibilização da sociedade em prol da doação voluntária de sangue e a conscientização sobre a responsabilidade ambiental. O ato ocorreu no entorno da Praça da República​, com a reunião de mais 800 participantes dos mais variados grupos de pessoas e de instituições parceiras. 

Este ano, como parte d​os projetos de sustentabilidade da Fundação, ​houve também a troca de copos e garrafinhas descartáveis por copos reutilizáveis numa parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol. 

Essas atividades se alinham com os objetivos estratégicos da Fundação de fomentar a consciência de responsabilidade social e ambiental atrelada aos princípios do modelo de gestão de uma hemorrede sustentável.

​O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, reforça que a iniciativa, além de homenagear os voluntários pela doação de sangue, é também uma maneira de promover o gesto solidário e as práticas sustentáveis. "Hoje realizamos mais uma edição dessa caminhada como forma de agradecimento aos nossos doadores, incentivando ainda ações de sustentabilidade e, claro, a doação de sangue, uma causa fundamental para a saúde pública do Pará e do Brasil todo, a partir de um gesto simples de estender o braço, doar e poder salvar até 4 vidas", explicou o titular da instituição.

Outro destaque ​foi a parceria da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) que forneceu 22 caixas de copinhos com água produzida e devidamente processada na Estação de Tratamento​ da instituição.

​O presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior​, detalha que a água doada pela Cosanpa é oriunda do Complexo Bolonha​, que ​abastece milhares de usuários na Região Metropolitana de Belém. O líquido passa por análises de controle de qualidade no Laboratório Central da Cosanpa, onde é comprovado o padrão de potabilidade e feito o envasamento.​  "Essa colaboração reforça nosso compromisso com a comunidade e nosso desejo de contribuir para iniciativas que promovem a saúde e o bem-estar. Continuamos à disposição para firmar novas parcerias que tragam benefícios significativos para a sociedade​", complementou o presidente.

"Essa ação é muito importante, mas muitas pessoas ainda não sabem o quanto ela é, desconhecem o impacto positivo que uma doação de sangue pode ter na vida de alguém que precisa", comentou José Roberto Lobo, doador de sangue e estudante do curso técnico de enfermagem. Ele esteve até o final da caminhada e foi um dos vencedores dos prêmios sorteados ao final da caminhada. "Eu estou muito feliz, não esperava por essa premiação e considero que todos estão de parabéns pela realização e participação nesse evento", acrescentou.

Cristiane Rocha, pedagoga, também participou do circuito. Ela destaca a relação do esporte e da saúde para a disseminação de iniciativas solidárias. "Eu caminho, patino, sou ciclista e acredito que essa mobilização, que proporciona estarmos juntos em relação ao esporte, também é muito benéfico porque é beneficial à saúde, sem contar que nos oferece a oportunidade de fazer parte dessa rede de solidariedade pela doação de sangue", concluiu a parti​cipante.

​Junho Vermelho

A campanha anual do “Junho Vermelho” é uma iniciativa nacional idealizada com o intuito de ​f​ortalecer a manutenção dos estoques de sangue e aproximar a sociedade dos serviços oferecidos pelo Hemopa. As programações promovidas pela Fundação seguem até o dia 30 de junho e vão desde caravanas e campanhas externas, oficinas de educação em saúde ​n​a Hemoterapia e Hematologia até lanches típicos aos doadores e apresentação de grupos juninos.

Para doar sangue é necessário:

– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, carteira de trabalho, passaporte e alguns documentos digitais oficiais que também são aceitos);

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Pesar mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;