Crianças participam de ações ambientais no Hospital Regional em Marabá
A iniciativa estimulou a preservação dos rios Araguaia, Itacaiúnas e Tocantins
O pequeno Lucas Yan, de 8 anos, morador de Itupiranga, foi encaminhado para uma consulta com cirurgião pediatra no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá e na última sexta-feira, 7, acompanhado de outras crianças, ele pode participar das ações educativas ambientais na unidade em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
"Adorei participar e aprender sobre como é importante cuidar da natureza. Foi muito divertido! Aprendi sobre reciclagem, de não jogar lixo nos rios e de que, como plantar uma árvore ou economizar água, pode ajudar a preservar o nosso planeta", destacou.
Promovida pelo serviço de humanização, a ação destacou a importância da preservação dos rios Tocantins, Araguaia e Itacaiúnas. Crianças internadas na clínica pediátrica e atendidas nos ambulatórios receberam orientações para evitar o descarte de lixo nas águas, enfatizando a necessidade de mantê-los limpos para a sobrevivência humana.
Letícia Souza, de 9 anos, moradora de Marabá, internada na clínica pediátrica, também participou das atividades e compartilhou seu aprendizado durante a programação. "Aprendi que jogar lixo nos rios pode matar os peixes e sujar a água que a gente bebe", disse Letícia, enfatizando a necessidade de práticas sustentáveis para proteger os recursos hídricos.
Mara Souza, de 32 anos, mãe da pequena Letícia, elogiou a iniciativa, destacando sua importância em envolver as crianças em práticas ambientais conscientes desde a infância. "Mais do que aprender sobre o meio ambiente, essas atividades são essenciais para formar cidadãos conscientes e responsáveis. É maravilhoso ver nossos pequenos entendendo a importância de cuidar da natureza desde cedo", explicou a mãe.
Além das iniciativas direcionadas ao público infantil, a unidade pertencente ao Governo do Pará promoveu, aos pacientes e colaboradores, atividades lúdicas direcionadas à conscientização ambiental. Palestras sobre a preservação do meio ambiente foram ministradas, enquanto mudas de árvores foram distribuídas entre os participantes das ações, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o ecossistema local.
Sustentabilidade
O Regional do Sudeste do Pará está empenhado no desenvolvimento de uma série de iniciativas sustentáveis, entre elas ganham destaque a implementação da coleta seletiva de lixo, reciclagem de papel, e o reaproveitamento de água coletada das centrais de ar para irrigação de plantas e limpeza de áreas externas. A unidade também recicla resíduos sólidos, em parceria com empresas especializadas.
O diretor-executivo do Hospital, Flavio Marconsini, destacou que a instituição está comprometida, além de fornecer assistência médica de qualidade, promover a conscientização e ações concretas em prol do meio ambiente. “Acreditamos ser fundamental educar as gerações futuras sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o nosso planeta. Essas iniciativas não apenas beneficiam o ambiente, mas também contribuem para a saúde e o bem-estar de nossa comunidade”, enfatizou.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Conta com 135 leitos, dos quais 97 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.