Curso de operadores de drones fortalece ações de fiscalização e licenciamento ambientais no Pará
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participam, até o dia 12 de junho, da capacitação do uso de drones para o fortalecimento das fiscalizações de setores e atividades priorizadas pelo Comitê de Monitoramento Ambiental da Semas. O treinamento já teve a participação de 3 grandes turmas, divididas no período de 23 de maio a 12 de junho.
O treinamento é ministrado pelos técnicos da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (AISC) em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).
O curso conta com aulas teóricas e práticas, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos prévios dos servidores, já utilizados nas fiscalizações, além de fornecer conteúdo extra de informações acerca das novas tecnologias do equipamento de voo e seus benefícios dentro das ações prestadas pela secretaria.
A coordenadora do Comitê de Monitoramento e Planejamento Estratégico para Fiscalização (Cfisc), Jakeline Viana, relata que a capacitação em drones é muito importante para quem trabalha com mapeamento de cobertura, licenciamento ou fiscalização. “Precisamos muito dessa ferramenta para identificar ilícitos ambientais, melhorar o acessos em campo, além de trabalhar com equipamentos que nos dêem essa autonomia de deslocamento num território que a gente desconhece, e ter os técnicos capacitados para o uso dessa ferramenta é mais importante ainda”, destacou.
A Secretaria já utiliza drones no apoio às ações de conservação e preservação da Amazônia. Por isso, a capacitação visa promover a otimização das práticas dos operadores desses equipamentos, aprimorando diretamente o planejamento e a execução das operações de fiscalização, monitoramento, licenciamento e regularização ambiental.
A técnica de gestão de meio ambiente e instrutora da AISC/Semas, Desirée Fernandes, explica que o curso vem para agregar conhecimento aos técnicos e aprimorar sua capacidade de atuação em campo, utilizando o equipamento para monitoramento, fiscalização e licenciamento ambiental. “É importante o uso dessa tecnologia sempre visando o benefício da conservação e preservação do meio ambiente”, afirmou.
Sistema Nacional - Em outubro de 2023, representantes do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) e da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (Aisc), da Semas, participaram em Brasília (DF), do I Encontro Nacional de Instrutores de Pilotagem Remota, realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Curso de Habilitação de Operadores de RPAS (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada)
A gerente da AISC, Bruna Serrão, detalha que participar dos cursos e capacitações oferecidos pela Semas é fundamental para garantir com que os servidores estejam aptos a operar com eficiência e segurança.
“A parceria com a FAB é de extrema importância, pois nos permite ampliar nosso conhecimento técnico e operacional, além de fortalecer a integração entre as instituições contribuindo para a proteção e conservação do meio ambiente”, conclui.
Texto: Vinícius Silva, sob supervisão de Igor Nascimento (Ascom Semas).