Escola de Governança participa de eventos em Brasília
O evento tem a finalidade de promover a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos, prioritariamente
De 3 a 6 de junho, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) esteve em Brasília, para o Fórum Nacional de Transferências e Recursos da União e da 2ª Semana de Inovação da Escola de Governo do Distrito Federal, como instituição responsável por uma palestra e uma oficina da programação oficial.
No Fórum Nacional de Transferências e Recursos da União, a EGPA representa o Elo Ensino no Estado do Pará, via SEPLAD. Este elo é composto por instituições nacionais e internacionais, com ou sem fins lucrativos, parceiras que atuam no campo da Educação, com a finalidade de promover a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos, prioritariamente.
"Durante o fórum nacional, o núcleo de captação de recursos participou de diversas atividades e palestras, com o objetivo de promover a melhoria da gestão e do controle, bem como apresentar e discutir as inovações e experiências empreendidas no âmbito das transferências de recursos públicos, aprimorando, assim, a execução de políticas públicas na EGPA", afirma o coordenador do núcleo de captação de recursos, Bruno Sabino.
Na Semana de Inovação da Egov-DF, que este ano conta com o tema "Inovação e cuidado: propósitos que inspiram", a EGPA apresentou a palestra "Explorando a inteligência artificial na produção de conteúdo paradidático: riscos, benefícios e inovações educacionais para capacitação de servidores públicos" e o "pitch" "Inovação e eficiência no setor público via laboratórios de inovação: o papel das escolas de governança do Brasil".
"A representatividade nacional da Escola de Governança Pública do Pará, por convite dos entes parceiros, é fruto do reconhecimento de boas práticas e uma iniciativa estratégica que traz múltiplos benefícios para o Governo do Estado. Capacitação, inovação, fortalecimento da governança, parcerias e representação institucional são apenas algumas das vantagens que reforçam a importância destes eventos para o desenvolvimento da administração pública no Pará", afirma Reinan Abreu, coordenador do Laboratório de Inovação da EGPA e responsável pela ministração das palestras no evento.
Além da participação nos eventos, a equipe também esteve em reunião técnica com a Escola Nacional de Administração Pública, discutindo a renovação do termo de parceria entre as instituições, promoção de eventos em conjunto, troca de tecnologias educacionais, fomento de renovação da Rede Nacional de escolas de governo e participação da EGPA na semana de inovação nacional do Governo Federal.
Para o diretor geral da Escola, Helvio Arruda, a representação institucional fortalece a imagem do Pará como um estado comprometido com a excelência na administração pública. "Estar presente em um evento de relevância nacional destaca o empenho do estado em se aprimorar continuamente e pode atrair novos talentos, além de consolidar a reputação da EGPA no cenário da educação continuada no serviço público", disse.