Equipe multiprofissional do HGT comemora aprovação de mais de 90% dos usuários
Dados do Serviço de Atendimento ao Usuário atestam satisfação dos assistidos no Hospital Geral de Tailândia (HGT), na Região do Tocantins
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), na Região de Integração do Tocantins, tem sido reconhecido pelo aprimoramento dos serviços e pela capacitação da equipe. Com uma média geral de satisfação dos usuários acima de 90%, a unidade hospitalar vem evidenciando a aprovação dos esforços da administração em oferecer assistência de qualidade, segura e humanizada aos assistidos.
O nível de satisfação é constantemente monitorado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), dedicado a avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo HGT. Diariamente, inclusive nos finais de semana, o setor realiza pesquisas de satisfação por meio de questionários respondidos pelos usuários, nos quais são registrados elogios, reclamações e sugestões.
Larissa Nogueira, supervisora do SAU, destaca que essas informações são cruciais para compreender a percepção dos usuários em relação aos serviços oferecidos, fortalecendo o canal de comunicação e relacionamento com a comunidade atendida. Além dos questionários, também são realizadas consultas por telefone ou presencialmente na sala de atendimento.
"A coleta de dados não se resume apenas aos questionários. Também utilizamos caixas de sugestões disponíveis nos diferentes setores de atendimento, permitindo que os usuários expressem suas opiniões sobre a assistência recebida. Esse processo contínuo nos permite acompanhar o desempenho das áreas assistenciais e de apoio, contribuindo para o objetivo principal do SAU, que é a constante melhoria do atendimento, tornando-o mais eficiente e acolhedor", explica a supervisora.
A coleta de dados é conduzida em diversos pontos de contato com os usuários, abrangendo o Ambulatório, o Pronto Atendimento, os setores de internação e de exames, além de ocorrer no momento da alta hospitalar.
Mirian Santiago, 32 anos, esteve no HGT, nesta semana, acompanhando sua mãe, Domingas Santiago, que teve uma queda da própria altura e precisou de atendimento médico. Mirian elogiou a rapidez no atendimento da mãe e ressaltou a importância de uma assistência segura e de qualidade.
“Hoje, tive que acompanhar minha mãe aqui no hospital, mas já vim outras vezes para acompanhar meu filho, meu pai e outros parentes, assim como também já vim ser atendida. Sempre somos bem acolhidos. Hoje, assim como em outras vezes, fui bem recebida pelos funcionários, e o atendimento não demorou. Minha mãe foi atendida, medicada e agora ficará de repouso em casa. Estão de parabéns pelo bom atendimento que realizam aqui”, expressou a usuária que trabalha como manicure.
Todos os meses, são realizadas capacitações com todos os colaboradores da unidade hospitalar. Em 2023, foram dedicadas 23 mil horas à formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde. O objetivo dessas capacitações é aprimorar continuamente as habilidades e conhecimentos da equipe, contribuindo para uma assistência ainda mais qualificada e segura aos pacientes.
"A satisfação dos nossos usuários é reflexo de um trabalho contínuo de melhoria. Estamos empenhados em oferecer o melhor atendimento ao paciente, com agilidade, resolutividade e humanização. É gratificante receber o reconhecimento pelo nosso trabalho. Continuaremos nos esforçando para manter a qualidade do serviço, reforçando o compromisso e a missão do HGT em levar saúde de qualidade à população de Tailândia", comentou o clínico geral do HGT, o médico Luiz Castro.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal. A unidade também atende urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.