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Escolas e APL incrementarão leitura entre alunos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/12/2015 15h38

Diretores, coordenadores pedagógicos e professores de 19 escolas estaduais da Unidade Seduc na Escola (USE 3) estão reunidos, nesta sexta-feira (4) para apresentação e debates acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar para o ano letivo de 2016. O PPP é um documento com as diretrizes das atividades pedagógicas para a escola, que fundamenta a relação ensino-aprendizagem. O Seminário de Atualização dos PPPs das Escolas da USE 3, prosseguirá até o final da tarde, na sede da Academia Paraense de Letras (APL), na rua João Diogo, no Centro Comercial de Belém, mas já tem um resultado imediato: a APL e esse grupo de escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) intensificarão em conjunto práticas de incentivo à leitura e escrita por parte dos estudantes.

Essa intenção foi manifestada pela 1ª secretária da APL, escritora Edylamar D´Oliveira, ao se pronunciar na abertura dos trabalhos. “A Academia Paraense de Letras está aberta a todas as escolas. A Academia e as escolas trabalham com a palavra e a APL, com 115 anos, a terceira academia mais antiga do País, desenvolve uma programação de palestras em escolas e concursos de redação, por exemplo, e também recebe estudantes aqui, na Casa”, afirmou.

PPP

Ao lado da representante da Diretoria de Ensino Médio e Educação Profissional (DEMP Seduc) e coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Audrey Cers, a gestora da USE 3, Magali Gouvêa, destacou que “as ações da Academia vão contribuir para que os alunos possam aprender mais a ler no sentido de reflexão sobre questões sociais que são importantes e para suprir dificuldades na escrita, principalmente no Ensino Médio”. O estudo da Língua Portuguesa e outros conteúdos do currículo escolar se insere no contexto de construção do PPP das escolas.

Desde 2014, a USE promove formação específica de diretores e técnicos das escolas, em parceria com a Escola de Governança e mobilizando técnicos da USE que foram até as escolas para a atualização do PPP. A programação culmina com o seminário na APL.

Na atualização dos projetos políticos pedagógicos um dos aspectos trabalhados são as avaliações educacionais, como o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), Prova Brasil, Provinha Brasil e Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), relacionados ao desempenho da Educação Básica. Os indicadores obtidos a partir destas avaliações fundamentam ações das escolas, via PPP, para o próximo ano letivo.

 “Nessa troca de experiências do PPP de cada escola, no seminário de hoje, gestores de uma unidade pode observar, por exemplo, o que outra fez para conseguir aperfeiçoar seu processo projeto pedagógica para obter melhores índices”, afirmou Magali Gouvêa.

Participam do seminário sobre PPP profissionais das escolas: Arthur Porto, Benedito Chaves, Benedito Mendes Seara, Caldeira Castelo Branco, Camilo Salgado, David Salomão Mufarrej, General Gurjão, José Álvares de Azevedo, Instituto de Educação do Pará, José Veríssimo, Marluce Pacheco Ferreira, Paes de Carvalho, Placídia Cardoso, Rui Barbosa, São Pio X, Santa Maria de Belém, Tiradentes I, Tiradentes II e Vila Nova/Moura Carvalho.