Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Seaster realiza seminário que discute o enfrentamento à violência contra a mulher

Seminário discute, até esta sexta-feira, o enfrentamento a esse crime com foco nos avanços e desafios da rede de proteção

Por Camila Santos (SEASTER)
06/06/2024 17h41

Durante todo o mês de junho, órgãos estaduais realizam uma série de agendas para discutir ações de combate à violência contra a mulher. Esses eventos ocorrerão em alusão à Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher – Convenção de Belém do Pará, que no dia 09 de junho completa 30 anos. 

Neste sentido, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio da Diretoria de Assistência Social, realiza um seminário estadual para discutir o enfrentamento à violência doméstica e familiar no Estado do Pará, com foco nos avanços e desafios da rede de proteção. O evento acontece nos dias 06 e 07 de junho, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). 

Além de debater este tema de grande urgência social, a secretaria também propõe um ambiente de discussão de novas estratégias de aprimoramento da rede de atendimento e de proteção da mulher. O evento conta com a participação de representantes dos dez municípios que apresentam o maior índice de denúncias relacionadas a este crime. 

“O seminário foi idealizado com a proposta de reunir toda a rede intersetorial que atua no enfrentamento e no atendimento às mulheres vítimas de violência. Reunimos aqui o Ministério Público, a Defensoria Pública, a área da saúde, educação, segurança, e ainda contamos com o apoio do Ministérios das Mulheres e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o que reforça a importância em debater e construir coletivamente estratégias públicas de atenção atendimento às mulheres”, explicou a assistente social da Seaster, Luciana Malcher.  

Ao longo dos dois dias também serão discutidos temas relacionados à intersetorialidade das políticas públicas na perspectiva de gênero e os desafios no trabalho de enfrentamento à violência e proteção às mulheres. 

A coordenadora e representante do Ministério das Mulheres, Simone Souza, esteve presente na mesa de abertura e ministrou a primeira palestra do evento. Durante a sua participação, a técnica reforçou a presença do Governo Federal como parceiro no fortalecimento das ações e iniciativa dos Estados. 

“É preciso estar junto aos Estados. Nós recebemos muitos pedidos de participação de eventos e nos esforçamos para participar de uma forma geral, de se dividir e garantir a presença. Nós estamos lá pensando nas ações, fazendo a legislação, mas também precisamos estar junto para que essas ações possam chegar lá na ponta. Ser essa ponte e contribuir com essa comunicação entre as esferas”, declarou. 

O seminário também integra a programação elaborada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) em comemoração aos 30 anos da 'Convenção de Belém do Pará'. A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Mulher, do Ministério Público do Pará, Luziana Barata Dantas, também participou do momento e destacou o marco da Convenção para o Estado. 

“Como sabemos a Convenção foi um marco na garantia de avanços legislativos, jurisprudenciais e de ações efetivas que puderam ser implementadas na defesa das mulheres, não só na questão da violência de gênero, mas também nas políticas de inclusão para mulheres. Então, ao longo desse mês, várias instituições estão promovendo eventos para  essa comemoração e também para trazer esse debate. Para fazer com que esses servidores, atrelados a essas instituições, possam se reciclar, se qualificar e melhorar os atendimentos em relação a este público".