Em São Miguel do Guamá, Segup inicia terceira fase do projeto 'Segurança Por Todo o Pará’
Principal objetivo é de descentralizar a gestão e executar ações de combate à criminalidade de acordo com a realidade da região
A terceira fase do Projeto “Segurança Por Todo o Pará” foi lançada nesta quinta-feira, 06, no município de São Miguel do Guamá, 3ª Região Integrada de Segurança Pública. Sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as ações conjuntas entre órgãos do sistema de segurança estadual, municipal e federal, têm o principal objetivo de descentralizar a gestão e executar ações de combate à criminalidade de acordo com a realidade da região e a partir das análises feitas pelas agências de inteligência.
Presidindo o lançamento, no Porto Futuro de São Miguel, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, enfatizou que segurança pública não se faz sem polícia mas também não é só polícia, portanto integra as forças de todas as esferas e outros órgãos para que as ações sejam exitosa e alcancem as necessidades da população.
“Para nós, esse projeto que já foi implementado a quase três anos, iniciando na primeira fase com uma visita em cada regional do Estado para alinhamentos entre os gestores e pontos focais locais, tem sido essencial para a redução da criminalidade em nosso Estado. Portanto, chegamos na terceira fase, sendo São Miguel o segundo município a receber as ações, trabalhando com as forças integradas, trazendo informações dos canais de segurança para que possamos estreitar e fortalecer o nosso contato e incentivar as denúncias para o combate ainda mais assertivo contra as práticas criminosas. Outro viés é de que o projeto traz segurança pública, combate a criminalidade violenta para garantir a paz da população. Portanto, estamos aqui para incentivar também a utilizarem os canais de denúncia e contem com o nosso trabalho. Nós estamos presentes e vamos em cada regional para lançar mais essa fase do projeto garantindo mais segurança à população”, disse o titular da Segup.
As ações que tiveram início imediato após o lançamento, seguem até a próxima terça-feira, 11, e serão desenvolvidas em duas frentes: combate às práticas e identificação de membros de organizações criminosas, cumprimento de mandados judiciais, verificação de denúncias do Disque Denúncia 181 e intensificação de campanhas sobre os canais de denúncia da segurança pública e rondas Ostensivas Urbanas e Rurais. A segunda frente de trabalho será específica para coibir acidentes e infrações de trânsito, com fiscalização veicular, orientação a condutores e passageiros, conferência de documentações obrigatórias e regularização de veículos.
Centro Integrado de Comando e Controle Móvel - Além das ações operacionais deflagradas de forma integrada, conforme o plano de cada instituição, também foi instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) às margens do Km 33 da BR-010, que será a base operacional e de monitoramento dos pontos focais das forças de segurança durante o período das ações. O CICCM é um ponto estratégico para o recebimento de denúncias e informações da população.
Prestigiando o lançamento das ações, a Irmã Poliana, que integra a Congregação Religiosa das Irmãs Teresitas, demonstrou a alegria em presenciar uma ação importante para quem mora no município. “Sem dúvidas, esse momento é muito importante para todos, e para nós que desenvolvemos um trabalho social de atendimento para a conscientização das nossas adolescentes contra todo tipo de violência é uma segurança a mais. Temos uma equipe de parceiros, como também pessoas que somam conosco para o desenvolvimento eficaz desse trabalho com as nossas meninas, e saber que podemos contar também com as instituições de segurança pública do Pará nos deixa ainda mais gratas. É acima de tudo, somar com o trabalho do Estado”, afirmou a irmã, que atua atendendo 160 adolescentes em um trabalho social no município.
Integração - Também estiveram presentes no lançamento, o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende; o diretor-geral de Operações da Polícia Militar, coronel Neves; o tenente-coronel Guilherme Torres, comandante do Grupamento dos Bombeiros Militar do município, e autoridades locais, como o prefeito Pio X.
As ações serão integradas pela Segup, Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, além dos órgãos municipais de trânsito.
Segurança Por Todo o Pará - O projeto é uma iniciativa que visa reduzir, continuamente, os indicadores de criminalidade no Estado, levando para os municípios paraenses as práticas exitosas que foram intensificadas na Região Metropolitana desde o ano de 2019, início da gestão. No ano de 2020, o projeto foi apresentado nas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) com oficinas monitoradas por agentes de segurança locais, visando traçar estratégias e montar um plano de ação eficaz para combater a criminalidade em cada região.
Na ocasião, um plano tático operacional foi elaborado e também foi instalado um Comitê Integrado (Cispeds) para gerir as situações dentro da Risp. Em 2022, o projeto retornou às regiões para a efetivação dos planos operacionais, com ações integradas, cumprimento de mandados judiciais, barreiras de fiscalização e ações educativas. Agora, em 2024, o Segurança Por Todo o Pará inicia a terceira fase com novas estratégias elaboradas de acordo com a análise dos indicadores de cada região, para que as ações a serem efetuadas atendam as especificidades de cada uma.