Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

PCPA apreende 5.544 toneladas de manganês ilegal em Barcarena destinadas à China

As cargas estavam armazenadas ilegalmente em um galpão no município de Barcarena e tinham como destino a exportação para a China

Por Laís Menezes (PC)
05/06/2024 20h23

Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), deflagrou a Operação Capistrano, que resultou na apreensão de 69 cargas de minério de manganês. As cargas, totalizando aproximadamente 5.544 toneladas, estavam armazenadas ilegalmente em um galpão no município de Barcarena e tinham como destino a exportação para a China.

A operação foi uma resposta a denúncias relacionadas à extração, armazenamento e transporte irregular de minérios na região. A partir dessas denúncias, a DEMAPA realizou uma investigação para monitorar atividades suspeitas. As cargas apreendidas estavam prontas para serem exportadas, o que evidencia um esquema bem organizado de extração e comércio ilegal de recursos naturais.

Com a apreensão, a Polícia Civil instaurou um inquérito para aprofundar a investigação sobre a extração irregular do minério, seu armazenamento e transporte. “O objetivo é identificar os responsáveis e apurar outros crimes correlatos, incluindo possíveis ligações com redes de comércio internacional”, afirmou o delegado Dilermano Tavares, titular da DEMAPA. Ainda conforme a DEMAPA, os responsáveis pela empresa de armazenamento do ministério irregular foram intimados para prestar esclarecimentos.

A ação não só impede a degradação ambiental imediata, mas também serve como um alerta para aqueles que se envolvem em atividades ilegais de mineração. "Estamos comprometidos em proteger os recursos naturais do Pará e garantir que aqueles que cometem crimes ambientais sejam responsabilizados", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende.

A expectativa é que a investigação em curso revele mais detalhes sobre a cadeia de envolvidos e possibilite futuras operações para combater a mineração ilegal no Estado.