HRPC celebra dia mundial do meio ambiente com ação sustentável para 130 estudantes
O evento, que envolveu alunos do ensino Fundamental e o corpodiscente do estabelecimento de ensino, contou com a palestra sobre coletas seletiva de materiais recicláveis
Cerca de 130 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim da Costa Melo, na comunidade São Pedro São Paulo, em Capanema, participaram da ação sustentável, nesta quarta-feira (5), realizada pela gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), com apoio de sua Comissão de Sustentabilidade, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi ponto alto da Semana do Meio Ambiente, que iniciou dia 1º deste mês. O evento, que envolveu alunos do ensino Fundamental e o corpo discente do estabelecimento de ensino, contou com a palestra sobre coleta seletiva de materiais recicláveis; entrega de brindes, gincanas educativas, jogo da memória, pintura das mãos e o plantio de 20 mudas de plantas regionais.
Segundo Alexandre Nunes Figueiredo, presidente da Comissão de Sustentabilidade do Regional dos Caetés, a ação teve como objetivo principal conscientizar estudantes e a população local sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais.
"A participação dos alunos e a interação com os profissionais do HRPC reforçaram o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a sustentabilidade”. Para ele, o Dia do Meio Ambiente é uma data de extrema relevância. É um momento para reflexão coletiva sobre como essas ações afetam o planeta e como todos podem melhorar a qualidade de vida. “Cada um de nós tem um papel fundamental na proteção e conservação do meio ambiente. Devemos nos divertir, aprender e, acima de tudo, plantar árvores que é um ato de amor e cuidado com o meio ambiente".
Vera Lúcia dos Santos Silva, Diretora da escola municipal de ensino fundamental, agradeceu a parceria em favor da vida. "Tenho 31 anos de trabalho nesta escola, é uma data crucial para a conscientização do cuidado ao meio ambiente. Trabalhar este tema na escola é de extrema importância para as gerações futuras, visando um futuro sustentável e ecológico saudável. Agradeço também a todos os colaboradores do HRPC que compareceram ao evento, proporcionando uma maior interação entre os alunos".
Ações sustentáveis do HRPC - Entre os projetos e ações mais relevantes, destacam-se, a Hortoterapia, que enfatiza a sustentabilidade, integra atividades de fisioterapia e nutrição, melhorando a saúde mental, física e motora de seus usuários de longa permanência.
"Guardião Azul" – As ações de sustentabilidade do HRPC fazem parte do projeto Guardião Azul, que é uma campanha nacional para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e à vida, foi criado peloInstituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra a unidade hospitalar, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública(Sespa).
Histórico - A Semana do Meio Ambiente, instituída pelo Decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, tem como objetivo despertar o interesse pela importância da preservação ambiental e dos recursos naturais. O Dia Internacional do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC