Na Semana do Meio Ambiente, Hospital Metropolitano fortalece agenda sustentável na unidade
Durante uma semana, a unidade vai apresentar ações realizadas com foco na corresponsabilidade ambiental
Localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), é referência não somente no cuidado de pessoas com traumas complexos, mas também em práticas sustentáveis.
De 3 a 7 de junho, o Comitê de Sustentabilidade da unidade hospitalar, que pertence à Rede de Saúde do Governo do Estado, realiza uma programação em alusão à Semana do Meio Ambiente, tendo como foco principal a conscientização e informação para colaboradores e usuários acerca de ações que contribuem para o bem do planeta.
Entre as atividades está a palestra direcionada para todos os funcionários da unidade sobre Sustentabilidade, Segregação de Resíduos e ações do "Projeto Guardião Azul", campanha criada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente, através de uma "Corrida Ambiental", com participação de diversos hospitais públicos geridos pela entidade.
Marcelo Azevedo, diretor executivo do Metropolitano, pontua que programações voltadas para a promoção da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente também estão entre as prioridades do Hospital. "Salvar vidas de forma cada vez mais humanizada, com protocolos seguros e resolutivos, norteiam todas as ações do Hospital Metropolitano. As atividades de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente também estão entre as prioridades da gestão e a Semana vem para comprovar e colocar isso em prática", destaca.
Conforme a presidente do Comitê de Sustentabilidade do HMUE, Luciana Rocha, a Semana reflete diretamente no bem-estar de funcionários e usuários. "A programação foi pensada para multiplicar conhecimentos e ampliar as ações de sustentabilidade dentro do Hospital, a fim de potencializar a nossa missão de cuidar das pessoas, prezando pela responsabilidade social e ambiental", diz.
"É importante que todos os nossos colaboradores estejam engajados e apliquem, diariamente, em seus fluxos no trabalho, seja por meio da redução do uso de papel, economizando energia elétrica ou não desperdiçando água no dia a dia", finaliza.
Além da rodada de palestra, a programação também conta com a exposição de um painel com informações sustentáveis, programação educativa nas áreas assistenciais, apresentação das melhorias e evoluções de cada setor em relação a boas práticas e a ação "Colorindo um Mundo Melhor", com pintura de telas para crianças internadas.
Sustentabilidade na prática
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), a gestão do HMUE foca, também, no cuidado com os recursos hídricos, por meio do reaproveitamento de água do sistema de vácuo, composto por bombas de alta potência.
Esse sistema faz a absorção de líquidos e sucção nos centros cirúrgicos; o que poderia ser desperdiçado é reaproveitado para garantir o correto funcionamento dos equipamentos. Diante disso, a unidade economiza cerca de 6 mil litros de água por mês, o suficiente para garantir o abastecimento de mais de 100 residências mensalmente.
Outra iniciativa de destaque é a horta orgânica, com plantação de hortaliças que são aproveitadas no Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Além de cultivar as plantas, o ambiente também é usado para receber pacientes, crianças e adultos.
A Semana do Meio Ambiente
Instituída em todo território nacional pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, a Semana do Meio Ambiente objetiva chamar a atenção para a necessidade da preservação ambiental e dos recursos naturais.
Para celebração no mundo todo, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.