Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Na Semana do Meio Ambiente, Cosanpa discute Bioeconomia e Educação Ambiental

Evento contou com a participação da Semas, Ideflor-Bio, Sectet, Emater e Ibama

Por Flávia Araújo (COSANPA)
04/06/2024 17h16

Durante a Semana do Meio Ambiente, diversas discussões sobre a preservação e conservação dos recursos naturais são incentivadas em todo o país. Nesta terça-feira (04), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) reuniu representantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-PA, composta por órgãos estaduais e federais, para refletir sobre importantes pautas ambientais.

"A Semana do Meio Ambiente da Cosanpa tem como objetivo estreitar os laços com órgãos parceiros que já atuam na área da educação ambiental e trazer isso para dentro da Companhia, para que os servidores possam também ser agentes multiplicadores. É uma semana com diversas ações que envolvem atividades externas e internas, criando laços no âmbito da sustentabilidade," destacou a diretora de Gestão de Pessoas e Logística da Cosanpa, Paloma Lins.

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/PA) é composta por órgãos estaduais e federais, sociedade civil, instituições de ensino, pesquisa e extensão, e representantes de federações patronais. Seu papel é facilitar o diálogo interinstitucional, propondo políticas públicas de educação ambiental no Estado.

"Essa comissão surge no contexto da Política Nacional de Educação Ambiental. Hoje, aqui, é um importante exemplo de como é bonito esse trabalho articulado, que reúne várias experiências, órgãos e conhecimentos. Nós vimos aqui a explanação de várias experiências muito ricas. Precisamos reunir esses esforços para trabalharmos o enraizamento e fortalecimento da educação ambiental no Estado," explicou Doraci Lopes, técnica da Semas e presidente da CIEA/PA.

Uma das iniciativas apresentadas foi o BiofertAçaí, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Vilhena Alves. Trata-se de um biofertilizante produzido a partir dos resíduos do açaí, que oferece benefícios ambientais e econômicos, sendo um exemplo inovador de Bioeconomia na Amazônia.

Para a professora Kátia Fernanda, da EETEPA Vilhena Alves, "a participação no evento junto à Cosanpa fortalece o trabalho do Estado em suas instituições, promovendo a sustentabilidade em todas as suas vertentes. Desde a educação até a logística reversa, quando o Estado coloca a Bioeconomia, sustentabilidade e questões climáticas nas agendas das secretarias, isso traz a presença do Estado nesses espaços de decisão junto com a sociedade civil."

O evento contou ainda com a participação de representantes do Ideflor-Bio, Emater, Semas e Ibama, que apresentaram as ações de cada órgão na temática ambiental. Nesta quarta-feira (05) será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, momento em que os alertas sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais serão intensificados, sensibilizando a sociedade para a união de esforços na busca pela implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

"Promover a discussão ambiental e incentivar práticas sustentáveis é essencial para o futuro do nosso planeta. A Semana do Meio Ambiente da Cosanpa reforça nosso compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, integrando diferentes setores da sociedade para construir um Pará mais verde e consciente. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença na preservação dos nossos recursos naturais e na construção de um desenvolvimento sustentável," destacou o presidente da Cosanpa José Fernando Gomes Júnior.

Apoio

A programação também incluiu a participação de empreendedores locais apoiados pela Emater na Feira Itinerante do Agricultor. Foi possível adquirir hortifrutigranjeiros, plantas, itens de gastronomia e outros produtos confeccionados artesanalmente. O objetivo da feira é propor uma alternativa para a comercialização dos produtos e melhoria na renda das famílias, com sustentabilidade ambiental, multiplicando técnicas artesanais e empreendedoras.